Educar para a Sustentabilidade

conectando estilo de vida aos ODS da Agenda 2030, no Instagram

Autores

  • Paola Pires Gusmão Estudante do curso de Ciências Biológicas, USJT, Brasil SP, Brasil
  • Marcela Carlini Pedroso Estudante do curso de Ciências Biológicas, USJT, Brasil SP, Brasil
  • Ana Paula Branco do Nascimento Docente do Mestrado Profissional em Engenharia Civil, USJT, Brasil

Palavras-chave:

Estilo de Vida, Espaços Verdes, Cidades Sustentáveis, ODS

Resumo

Objetivo – O estudo investiga como o Instagram pode ser utilizado para promover conscientização sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase nas metas 11.7, 13.3 e 4.7, que abordam sustentabilidade urbana, ações climáticas e educação. A pesquisa busca avaliar o impacto das redes sociais na disseminação de informações sobre hábitos sustentáveis e estilos de vida saudáveis.

Metodologia – A pesquisa combinou revisão bibliográfica, gestão de redes sociais e ações práticas em hortas urbanas, resultando em publicações semanais no perfil @ods.sustentabilidade. Os conteúdos foram organizados em carrosséis, posts educativos e vídeos, e o impacto foi avaliado por métricas de engajamento, refletindo o interesse e o alcance da iniciativa.

Originalidade/relevância – O estudo destaca o Instagram como uma ferramenta eficaz para educação ambiental e mobilização social em prol da sustentabilidade. A análise dos formatos de conteúdo revelou que postagens em vídeo tiveram maior engajamento, enquanto carrosséis sobre relatórios e textos acadêmicos apresentaram menor interação.

Resultados – O perfil alcançou 730 seguidores, sendo 71,2% mulheres e 96% brasileiros. A combinação de ações digitais e locais, como eventos na Horta das Flores e na Universidade São Judas Tadeu, mostrou-se eficaz na promoção de práticas sustentáveis e na educação ambiental. A integração entre redes sociais e iniciativas presenciais ampliou o impacto educativo.

Contribuições teóricas/metodológicas – A pesquisa reforça a importância de adaptar a comunicação digital ao público-alvo, explorando o potencial de conteúdos visuais e interativos para engajar diferentes faixas etárias. O estudo também propõe estratégias para melhorar o uso das redes sociais na divulgação científica e na promoção da sustentabilidade.

Contribuições sociais e ambientais – O uso do Instagram demonstrou ser um meio poderoso para conscientizar a população sobre os ODS, incentivando mudanças de comportamento e promovendo um maior engajamento com questões ambientais. A pesquisa contribui para o debate sobre a digitalização da educação ambiental e sua aplicabilidade na Agenda 2030.

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Publicado

2025-03-03

Como Citar

GUSMÃO, Paola Pires; PEDROSO , Marcela Carlini; NASCIMENTO, Ana Paula Branco do. Educar para a Sustentabilidade: conectando estilo de vida aos ODS da Agenda 2030, no Instagram . Scientific Journal ANAP, [S. l.], v. 3, n. 12, 2025. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap/article/view/5536. Acesso em: 4 mar. 2025.