A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DE UM COLÉGIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE MANDIRITUBA/PR QUANTO AOS RESÍDUOS SÓLIDOS
DOI:
https://doi.org/10.17271/1984324091420161420Resumo
RESUMO
Os resíduos sólidos constituem um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade. Uma das formas de minimizar a geração de resíduos é sensibilizar e conscientizar a população por meio da aplicação de projetos de educação ambiental. Porém, antes de iniciar um projeto de educação ambiental é necessário realizar um diagnóstico da percepção ambiental do público alvo, para estabelecer os objetivos e os métodos a serem desenvolvidos. A presente pesquisa teve como objetivo avaliar a percepção ambiental de alunos de um colégio público de Mandirituba/PR, referente aos resíduos sólidos. Para isto, foi elaborado e aplicado aos alunos um questionário contendo questões abertas e fechadas sobre resíduos sólidos. Após a análise dos dados obtidos com as respostas dos alunos, notou-se que, de forma geral, os estudantes apresentaram uma percepção ambiental incipiente, pois não souberam responder a algumas questões e, não se verificou uma conscientização em todos os indivíduos da comunidade em relação à separação dos resíduos, sendo que muitos não realizam a separação e destinação adequada dos resíduos sólidos. Entretanto, os alunos demonstraram compreender a importância de realizar a seleção dos resíduos sólidos e também conhecem as consequências que o gerenciamento inadequado dos resíduos causa ao meio ambiente. Também percebeu-se a importância da escola como veículo de formação de conhecimento, sendo considerada o ambiente mais propício ao desenvolvimento de estratégias de educação ambiental.
PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental. Percepção ambiental. Resíduos sólidos.
The environmental awareness of students of a public school in the municipality of Mandirituba / PR regarding solid waste
ABSTRACT
Solid waste is one of the major problems faced by society. One way to minimize the generation of waste is to sensitize and educate the population through the application of environmental education projects. However, before starting a project of environmental education is necessary to make a diagnosis of environmental perception of the audience, to establish the objectives and the methods to be developed. This research aimed to evaluate the environmental perception of students of a public school in Mandirituba / PR, related to solid waste. To this, was elaborated and applied students a questionnaire containing open and closed questions on solid waste. After analyzing the data obtained from the students' responses, it was noted that, in general, students showed an incipient environmental perception, it could not answer some questions, and there was an awareness in all individuals in the community regarding separation of waste, and many do not realize the separation and proper disposal of solid waste. However, students demonstrated understanding the importance of making the selection of solid waste and also know the consequences that inadequate management of waste causes to the environment. Also realized the importance of the school as a vehicle for knowledge building and is considered the most suitable for the development of strategies for environmental education environment.
KEYWORDS: Environmental education. Environmental perception. Solid waste.
La conciencia ambiental de los estudiantes de una escuela pública en la ciudad de Mandirituba / PR en materia de residuos sólidos
RESUMEN
Los residuos sólidos es uno de los principales problemas que enfrenta la sociedad. Una forma de minimizar la generación de residuos es sensibilizar y educar a la población a través de la aplicación de proyectos de educación ambiental. Pero antes de empezar un proyecto de educación ambiental es necesario llevar a cabo un diagnóstico de la percepción ambiental del público objetivo, establecer los objetivos y los métodos que deberán elaborarse. Esta investigación tuvo como objetivo evaluar la conciencia ambiental de los estudiantes de una escuela pública de Mandirituba / PR, relacionado con los residuos sólidos. Para esto, se desarrolló y aplicó a los estudiantes un cuestionario con preguntas abiertas y cerradas sobre residuos sólidos. Después de analizar los datos obtenidos a partir de las respuestas de los estudiantes, se observó que, en general, los estudiantes mostraron una percepción ambiental incipiente, porque no hay respuesta a algunas preguntas y, existía una conciencia en todos los individuos de la comunidad relación con la separación de los residuos, y muchos no se dan cuenta de la separación y la disposición adecuada de los residuos sólidos. Sin embargo, los estudiantes demostraron comprender la importancia de hacer la selección de los residuos sólidos y también saben las consecuencias que causa inadecuada gestión de residuos para el medio ambiente. También se dio cuenta de la importancia de la escuela como un vehículo para la formación del conocimiento, siendo considerado el más propicio para el desarrollo de estrategias de educación medio ambiental.
PALABRAS CLAVE: Educación ambiental. Conciencia ambiental. Residuos sólidos.