EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DO PRONERA

Autores

  • Rodrigo Simão Camacho

DOI:

https://doi.org/10.17271/1984324091420161423

Resumo

Resumo: No tocante a sustentabilidade, a agricultura familiar camponesa desempenha um papel importante na produção de alimentos para o consumo interno e defende práticas agroecológicas. A luta camponesa pela terra por meio dos movimentos sociais camponeses desencadeou a construção teórica-política-ideológica de um modelo de educação fundado em princípios e práticas sustentáveis de produção e organização social. Dessa forma, o principal objetivo deste artigo é analisar a experiência de integração entre educação e sustentabilidade, no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). Para alcançar este objetivo, uma pesquisa com um questionário semi-estruturado foi realizado entre professores, alunos, monitores e coordenadores do Curso Especial de Graduação em Geografia oferecido pelo PRONERA. As pesquisas mostraram que os cursos estão discutindo os conceitos de sustentabilidade entre os camponeses.

Palavras-chave: Educação do Campo, Sustentabilidade, PRONERA.

 

Education of the countryside and sustainability: an experience of the PRONERA

 

Abstract: With respect sustainability, the peasant family agriculture plays an important role in food production for domestic consumption and defends agro-ecological practices. The peasant struggle for land by peasant social movements unleashed theoretical-political-ideological construction of an educational model based on sustainable principles and practices of production and social organization. Thus, the main objective of this paper is to analyze the experience of integration between education and sustainability, in the National Education Program in Agrarian Reform (PRONERA). To accomplish this, a survey of a semi-structured questionnaire was conducted among teachers, students, monitors and coordinators of the Special Course Undergraduate Geography offered by PRONERA. Research has shown that the courses are discussing the concepts of sustainability among the peasants.

Keywords: Rural Education, Sustainability, PRONERA.

 

La educación del campo y la sostenibilidad: una experiencia de PRONERA


Resumen: Con respecto a la sostenibilidad, la agricultura familiar campesina desempeña un papel importante en la producción de alimentos para el consumo interno y defiende las prácticas agroecológicas. La lucha campesina por la tierra por los movimientos sociales campesinos provocó la construcción teórico-político-ideológica de un modelo educativo basado en los principios y prácticas de producción y organización social sostenibles. Por lo tanto, el objetivo principal de este trabajo es analizar la experiencia de la integración entre la educación y la sostenibilidad en el Programa Nacional de Educación en la Reforma Agraria (PRONERA). Para lograr esto, una encuesta de un cuestionario semi-estructurado se llevó a cabo entre profesores, alumnos, monitores y coordinadores del Curso Especial de Pregrado en Geografía ofrecidos por PRONERA. La investigación ha demostrado que los cursos están discutiendo los conceptos de sostenibilidad entre los campesinos.

Palabras clave: Educación del Campo, Sustentabilidad, PRONERA.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Camacho, R. S. (2016). EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DO PRONERA. Revista Científica ANAP Brasil, 9(14). https://doi.org/10.17271/1984324091420161423

Edição

Seção

Artigos