Estudo de compósitos de gesso incorporados com duas diferentes granulometrias de borracha de pneus

Autores

  • Thaís Acunha Urzulin
  • Jorge Luis Akasaki
  • Nayra Alberici Pinto

DOI:

https://doi.org/10.17271/1984324091620161439

Resumo

RESUMO

Neste trabalho foram estudadas algumas características físicas de compósitos de gesso incorporados com duas diferentes granulometrias de borracha de pneus. O programa experimental foi formado pelos seguintes ensaios: consistência (mini-slump), resistência à compressão e microscopia eletrônica de varredura. A borracha utilizada nos compósitos foi proveniente do processo de recauchutagem de pneus com incorporação de 5% e 10% em relação à massa de gesso e as duas diferentes granulometrias utilizadas foram denominadas de fina (#0,6mm) e grossa (#1,19mm). Os resultados foram comparados com a pasta controle, na qual não houve incorporação de borracha. As borrachas de diferentes granulometrias se destacaram em distintos pontos. A borracha fina apresentou resistência à compressão próxima ao valor observado no controle, com adição de 5% em massa, o que pode ser devido a sua aderência à pasta de gesso, que se deu de maneira menos porosa e com uma interface mais próxima entre as partículas de borracha e a pasta, observado através do ensaio de Microscopia Eletrônica de Varredura. A borracha grossa apresentou os melhores resultados em consistência (mini-slump), contribuindo para a trabalhabilidade da pasta, o que também foi observado na Microscopia Eletrônica de Varredura, onde a borracha grossa apresenta menos aderência à pasta de gesso, comparado ao compósito com incorporação de borracha fina. Foi possível afirmar, então, que a borracha como material residual apresentou características interessantes em aplicações em compósitos de gesso.

PALAVRAS-CHAVE: Compósitos de gesso. Borracha de pneus. Resistência à compressão. Microscopia eletrônica de varredura. Consistência. Meio ambiente. Material alternativo.

 

Study of gypsum composites incorporated with tow different granulometries of tire rubber

 

ABSTRACT

In this work were studied some physical characteristics of gypsum composites incorporated with tow different granulometries of tire rubber. The experimental program was formed by the following tests: consistency (mini-slump), compression resistence and scanning electron microscopy. The rubber used in the composites came from rubber retreading process and were incorporated with 5% and 10% in relation to the mass of gypsum. The two different granulometries were named thin (#0,6mm) and thick (#1,19mm). The results were compared with a control paste, which had no rubber incorporation. The rubbers of different granulometries stood out in distinct points. The thin rubber showed compression resistence close to the observed in the control paste, with addition of 5% in relation to the mass of gypsum, that may be due to its tacking to the gypsum paste, which happened in a less porous way and with a closer interface between rubber particles and paste, observed on scanning electron microscopy. Meanwhile, the thick rubber showed better results in consistency, contributing to the paste workability, which was also observed on the scanning electron microscopy, where the thick rubber was less tacked on the paste, compared with the other composite. Then, it was possible to say that rubber as a residual material showed interesting characteristics when applied in gypsum composites.

KEY-WORDS: Gypsum composites. Tire rubber. Compression resistnce. Scanning electron microscopy. Consistency. Environment. Alternative material.

 

Estudio de compuestos de yeso incorporados con dos diferentes granulometrías del caucho de neumáticos


RESUMEN

En este trabajo se estudiaron algunas características físicas del yeso compuesto integrado con dos tamaños de grano diferentes de caucho de neumáticos. El programa experimental fue formado por las siguientes pruebas: consistencia (mini-depresión), resistencia a la compresión y microscopía electrónica de barrido. El caucho utilizado en los compuestos de neumático provino del proceso de recauchutaje con la incorporación del 5% y 10% en relación a la masa de yeso y las dos granulometrías diferentes utilizados fueron llamados fino (# 0, 6 mm) y gruesa (# 1, 19). Los resultados fueron comparados con la carpeta de control, en el que no hubo la incorporación del caucho. Los cauchos en diferentes granulometrías se destacaron en diferentes puntos. El caucho fino presentó resistencia a la compresión cerca del valor observado en el control, con la adición de 5% en masa, que puede ser debido a su adhesión a la masa de yeso, que resultó menos porosa y con una interface más cercana entre las partículas de caucho y la masa, observado por la microscopía electrónica. El caucho grueso presentó los mejores resultados de consistencia (mini-depresión), contribuyendo a la viabilidad de la goma, que fue vista también en la microscopía electrónica, donde la goma gruesa ofrece menos agarre que el yeso, en comparación al compuesto con incorporación de goma fina. Es posible decir, entonces, que el caucho como material residual presenta características interesantes en aplicaciones de yeso compuesto.

Palabras clave: Yeso compuesto. Caucho de neumáticos. Resistencia a la compresión. Microscopía electrónica de barrido. Consistencia (mini-depresión). Medio ambiente. Material alternativa.

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

URZULIN, Thaís Acunha; AKASAKI, Jorge Luis; PINTO, Nayra Alberici. Estudo de compósitos de gesso incorporados com duas diferentes granulometrias de borracha de pneus. Revista Científica "ANAP Brasil" , [S. l.], v. 9, n. 16, 2016. DOI: 10.17271/1984324091620161439. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/1439. Acesso em: 4 dez. 2024.