O Risco Hídrico em uma Coleção Didática do PNLD (2020-2024)
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240163720233695Resumo
A água é um recurso natural essencial para todos os seres vivos, e, portanto, quando pensamos nesse tema no contexto escolar, devemos tratar com criticidade as diferentes maneiras de abordagem desse tema, bem como as práticas pedagógicas envolvidas e os materiais didáticos utilizados. Por isso, este trabalho teve como objetivo analisar as maneiras pelas quais as temáticas Recursos Hídricos e Água estão presentes em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, destinada a estudantes de Ensino Médio, contemplada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021-2024. A análise foi realizada nos 6 volumes da coleção e para a categorização dos dados utilizamos a Análise de conteúdo de Bardin e a Teoria da Sociedade de Risco, descrita por Ulrich Beck. Como resultados obtivemos 5 categorias temáticas: Recursos hídricos relacionados a Condução de Eletricidade; Recursos hídricos como fonte de energia renovável; Recursos hídricos como vetor de doenças; Recursos hídricos, consumo e conscientização e Recursos hídricos e a poluição dos corpos d’água. Os dados sistematizados e analisados apresentam como um fator positivo o fato de se tratar o tema em todos os volumes da coleção selecionada. Entretanto, verificamos que nenhum dos volumes analisados abordou a importância da gestão pública e da população na conservação e fiscalização das condições dos recursos hídricos, e nem a bacia hidrográfica como unidade de gerenciamento, o que seria de suma importância para ampliar a visão de estudantes e transformá-los em cidadãos participativos e ativos.
PALAVRAS-CHAVE: Água. Sociedade de risco. Livro didático.
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