Educação Ambiental em escolas públicas de Mato Grosso
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240132920202594Abstract
A Educação Ambiental (EA) é um instrumento de transformação na busca por um mundo melhor, mais sustentável e com justiça socioambiental, que promove a formação de pessoas para enfrentar criticamente a exploração desenfreada dos recursos naturais e exercer o papel de agentes transformadores da sociedade por meio de novas práticas. Esse estudo bibliográfico teve por objetivo realizar uma reflexão teórica de como a EA é abordada nas escolas, especialmente nas escolas públicas de Mato Grosso. Esta pesquisa caracteriza-se quanto a abordagem qualitativa, exploratória e descritiva. Constatou-se que no estado, a EA apresenta uma realidade protagonizada por diversas instituições, pesquisadores e entidades não governamentais. Além disso, possui leis, programas, projetos em parcerias, redes, comissões e coletivos educadores, que constitui e formam uma grande comunidade de aprendizagem na busca de fortalecer uma educação capaz de criar condições para compreender as diversas relações que se estabelecem no ambiente. Em 2019, o governador do estado sancionou a Lei de nº 10.903 que revoga a Lei 7.888, de 2003, estabelecendo os processos de aprendizagem voltadas a conservação e melhoria do meio ambiente e qualidade de vida, tanto dentro da escola quanto fora. Com a alteração, o entendimento atual é de que a sensibilização da população é o ponto de partida e que a escola é vista como agente capaz de promover mudanças de hábitos no sentido de prevenir e conservar o meio ambiente.