O uso de animais como ferramenta para educação ambiental: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.17271/19843240133020202605Resumo
A educação ambiental (EA) possui um papel importante na preservação dos ecossistemas e da biodiversidade que nele vive. Além de pesquisas científicas, é vital a participação e envolvimento da população, tornando-a um elo comunicativo entre a ciência e a sociedade, abrindo espaço para que a comunidade contribua nessa proteção. Utilizar animais em projetos de EA promove não só o contato entre indivíduo-animal, mas também contribui com a conscientização e sensibilização da população em relação a importância da manutenção e conservação da vida de todos os grupos de animais. Tais aspectos justificam o desenvolvimento do presente estudo, que teve como objetivo o levantamento sistemático da literatura sobre o uso de animais na educação ambiental. Além de examinar se o uso de animais é realmente uma ferramenta válida para a educação ambiental e quais métodos de utilização de animais é mais eficiente. Os artigos foram levantados usando critérios “pré-busca” com operadores Booleanos. Um total de 174 artigos foram encontrados, estes passaram por seleção utilizando critérios de triagem, finalizando 19 artigos debatidos nesta revisão sistemática. A utilização de animais como ferramenta para a educação ambiental, de acordo com os dados apresentados neste estudo, é uma estratégia solida e eficiente. Os dados também revelaram que, para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental utilizando animais podem ser adotados diversos métodos, incluindo o manejo de exemplares vivos, fixados ou taxidermizados, bem como, questionários, fotografias, dentre outros instrumentos. Independente da metodologia empregada, os resultados são consistentes e positivos.Downloads
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Publicado
2020-12-06
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
OLIVEIRA, Fabiano Arivabene de; RÉGIS, Milena de Moura; FRANCOS, Maria Solange. O uso de animais como ferramenta para educação ambiental: uma revisão sistemática. Revista Científica ANAP Brasil, São Paulo, Brasil, v. 13, n. 30, 2020. DOI: 10.17271/19843240133020202605. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/2605. Acesso em: 11 fev. 2025.