O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia

Autores

  • Bruna e Mayrinck de Freitas Rezende
  • Isabela Alberico Sousa
  • Ellen Gonzaga Lima Souza
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716120202314

Resumo

A cultura afro-brasileira sempre foi muito desvalorizada no processo de formação do Brasil e do povo brasileiro. Foi nessa perspectiva que a disciplina de Metodologia do Ensino em Ecologia da Universidade Federal de Lavras trouxe a proposta de se trabalhar os conteúdos de Ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira. Essa visava que os licenciandos conhecessem, reconhecessem e valorizassem essa cultura. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar se os alunos conseguiram estabelecer um diálogo entre a cultura afro-brasileira e o ensino em ecologia e como o fizeram. Para essa análise foi utilizado o método qualitativo, e dentro deste a análise de conteúdo com a categorização. Com essa análise percebemos a importância dessa temática na formação de professores, para que esses possam levar para as salas de aula um ensino contextualizado e transversal, que reconheça a contribuição desse povo para essa sociedade plural brasileira. PALAVRAS-CHAVE: Cultura Afro-brasileira. Formação inicial de professores. Ciências e Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29-03-2020

Como Citar

Rezende, B. e M. de F., Sousa, I. A., Souza, E. G. L., & Nascimento Junior, A. F. (2020). O ensino da ecologia em diálogo com a cultura afro-brasileira na formação inicial de professores de ciências e biologia: uma análise da disciplina de metodologia de ensino em ecologia. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 16(1). https://doi.org/10.17271/1980082716120202314

Edição

Seção

Artigo Completo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>