O trabalho na Educação Ambiental Crítica
Caminhos de pesquisa e participação na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720420245234Palavras-chave:
Mapeamento Ambiental, Pesquisa Participante, Educação Ambiental CríticaResumo
Uma educação ambiental (EA) que não analisa questões sociais e políticas não é capaz de contribuir para o entendimento das raízes dos problemas envolvendo o ambiente. O estudo das relações sociais e de produção da vida por meio do trabalho é fundamental para compreender a ligação histórica que o ser humano estabelece com a natureza e, para além disso, apontar enfrentamentos à crise ambiental, sintoma de uma crise mais ampla, civilizatória. Mais especificamente na formação de professores, sujeitos essenciais à abordagem da EA na escola, é importante que não haja fragmentação e desconexão da realidade em que professores e estudantes estão imersos. Assim, analisar e compreender a relação entre escola, comunidade e o ambiente do seu entorno em sua construção histórica, principalmente a partir da questão do trabalho, é uma de nossas apostas para a formação de professores e de cidadãos críticos e engajados. Diante dessas preocupações, neste trabalho, objetivamos descrever e analisar parte de um processo formativo de professores (formação inicial e continuada), membros de um Projeto de Residência Pedagógica, que ocorreu a partir da construção e realização de uma pesquisa participante, um mapeamento ambiental, com a comunidade do entorno de uma escola municipal de Lavras-MG, nossa escola parceira. Por meio da pesquisa participante, da análise de conteúdo e das entrevistas realizadas na comunidade escolar, observamos que o estudo das relações de trabalho, assim como as demais particularidades da comunidade local podem trazer elementos de grande relevância para o exercício da EA crítica, principalmente no contexto da formação docente.
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