Água e esgoto: Embelezamento e higiene nas residências de Bauru-SP
DOI:
https://doi.org/10.17271/2318847263820181780Palavras-chave:
Saneamento. Moradia. Infraestrutura.Resumo
Os discursos higienistas e de embelezamento urbano, juntamente com os códigos de posturas vigentes, nortearam a produção da moradia na cidade de Bauru-SP das décadas de 1900 a 1920. A infraestrutura de água e esgoto foi um meio de minimizar as questões relacionadas com a higiene da moradia e da cidade. O artigo tem como objetivo investigar os cômodos de serviços, principalmente os banheiros, na configuração dos espaços de morar, bem como entender a influência do saneamento nos projetos residenciais. A metodologia compreende: abordagem teórica sobre formação urbana, ferrovia, sanitarismo, infraestrutura e legislação; pesquisa em documentos primários; investigação e análise iconográfica em processos de aprovação para construção da edificação, que continham plantas e peças gráficas, localizados na prefeitura municipal. Como resultado, pretende elucidar questões acerca do saneamento visto como medida higienizadora e de embelezamento do ambiente construído, com a finalidade de prevenção de doenças e assepsia; compreender o diálogo entre as políticas sanitárias e habitacionais, por meio das análises das plantas aprovadas no município localizado no centro oeste paulista; e contribuir com estudos sobre história urbana.Downloads
Referências
CHALHOUB, Sidney. Cidade Febril: Cortiços e Epidemias na Corte Imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
CONSTANTINO, Norma Regina Truppel. A construção da paisagem de fundo de vale: o caso de Bauru. Tese doutorado: FAUUSP. São Paulo, 2005.
GHIRARDELLO, Nilson. Aspectos do direcionamento urbano da cidade de Bauru. 187 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) – Escola de Engenharia de São Paulo, 1992.
____________. A Formação dos patrimônios religiosos no processo de expansão urbana paulista (1850-1900). São Paulo: UNESP,
LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. Cozinhas, etc: um estudo sobre as zonas de serviço da casa paulista. Tese (Doutorado) FAUUSP. São Paulo, 1972.
PELEGRINA, Gabriel. Ruiz E ZANLOCHI, Terezinha. Santarosa. Ferrovia e Urbanização: o caso de Bauru. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 1991.
REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000.
SANT’ANNA, Denise Bermuzzi. Cidade das águas: usos de rios, córregos, bicas e chafarizes em São Paulo (1822-1901). São Paulo: Senac, 2007.
SILVA, Alcides. Roteiro Histórico: Uma cidade e uma Instituição. Bauru: Tipografia Comercial, 1957.