Antes das vilas: a paisagem natural de Presidente Prudente

Autores

  • Beatriz Emboaba da Costa Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Nilson Ghirardello Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847263920181781

Palavras-chave:

Ferrovia Sorocabana

Resumo

Presidente Prudente localiza-se na região tratada durante o século XIX como "Vale do Paranapanema", sendo que após a implantação da ferrovia passou a denominar-se mais precisamente "Alta Sorocabana". A ocupação urbana se deu a partir de 1917 e a inauguração da estação ocorreu dois anos depois, modificando a paisagem natural de forma drástica. Os trilhos passaram pelo espigão que divide a Bacia Hidrográfica do Rio Santo Anastácio e Rio do Peixe, cindindo em duas a área onde se formaria a futura cidade. A mata nativa foi substituída pelo traçado da Vila Goulart e em poucos anos outros loteamentos surgiram como Vila Nova e Vila Marcondes. De forma semelhante à maioria das cidades paulistas do período, o transporte ferroviário foi o principal agente de modificação da paisagem prudentina, secundado pelas atividades econômicas iniciadas pela extração da madeira e posteriormente o cultivo do café. O foco desse artigo é a descrição e análise da paisagem natural do sitio onde se implantou a cidade de Presidente Prudente até 1919, averiguado a partir de estudos acadêmicos como teses de doutorado e livros de memórias de engenheiros, agrimensores e do Coronel Goulart, um dos primeiros chefes políticos da zona.

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Biografia do Autor

  • Beatriz Emboaba da Costa, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
    Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela FCT-UNESP e mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela FAAC-UNESP na linha de Teoria História e Projeto.

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Publicado

18-06-2018

Edição

Seção

Artigos Completos

Como Citar

Antes das vilas: a paisagem natural de Presidente Prudente. (2018). Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades , 6(39). https://doi.org/10.17271/2318847263920181781