O Patrimônio Cultural e o Plano Diretor de Visconde do Rio Branco-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847274520191869

Palavras-chave:

Plano Diretor, Patrimônio Cultural, Visconde do Rio Branco-MG.

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar a aplicação de parte do Plano Diretor de Visconde do Rio Branco, município da Zona da Mata mineira, com pouco mais de 40 mil habitantes. Foram analisadas questões referentes ao Patrimônio Cultural. Além disso, foram analisados os dispositivos do artigo 42 do Estatuto da Cidade, a fim de verificar sua aplicação no Plano estudado. Além de verificar a aplicabilidade dos instrumentos, buscou-se identificar como a ausência de alguns deles pode prejudicar os objetivos de um desenvolvimento que concilie crescimento urbano e preservação do Patrimônio Cultural. Para isso, foram realizadas pesquisas no site dos órgãos municipais, a fim de encontrar dados referentes às ações previstas no Plano Diretor. Foram feitas visitas à cidade para realizar coletas de dados e observações, incluindo visitas às secretarias municipais. Foram realizadas buscas, análises e conferências dos dados via internet. O Plano Diretor é composto, em sua maioria, por dispositivos não autoaplicáveis, o que dificulta a avaliação do cumprimento de seus objetivos. Além disso, a inexistência de políticas claras e de um órgão específico de planejamento urbano, associadas à fiscalização insuficiente, dificulta o ordenamento do município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Itamar Caixeiro Stephan, Universidade Federal de Viçosa

Arquiteto, Doutor pela FAU-USP, Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa.

Camilla Magalhães Carneiro, Universidade Federal de Viçosa

Arquiteta pela Universidade Federal de Viçosa, mestranda do Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa.

Referências

BRASIL. Estatuto da Cidade: guia para a implementação pelos municípios e cidadãos. Brasília: Câmara dos Deputados, 2001.

BRASIL, Ministério das Cidades. Plano Diretor Participativo: guia para elaboração pelos Municípios e cidadãos. 3ª ed. Brasília: ministério das Cidades; Confea, 2008.

CASTRIOTA, Leonardo Barci. Patrimônio Cultural: Conceitos, Políticas, Instrumentos. São Paulo: Annablume, 2009.

CELESTINO, Lívia Fraga. Planejamento urbano em “cidades históricas”: um desafio necessário. In: III SIMPÓSIO CIDADES MÉDIAS E PEQUENAS DA BAHIA, 2012, Feira de Santana. Anais... Feira de Santana: UESB, 2012.

FERREIRA, Anderson Saccol. O plano diretor como instrumento de planejamento do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico em pequenos municípios. Unoesc & Ciência, Joaçaba, v. 8, n. 1, p. 77-84, jan-jun. 2017.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Cidades: panorama do município de Visconde do Rio Branco. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/visconde-do-rio-branco/panorama>. Acesso em: 10 jun. 2018.

MARICATO, E. O Ministério das Cidades e a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano. In: Políticas Sociais – Acompanhamento e análise. BRASILA: IPEA, 12, 2006.

OILIAM JOSÉ. Visconde do Rio Branco: terra povo história. Belo Horizonte: Imprensa Oficial de Minas Gerais, 1982.

SANTOS JÚNIOR, Orlando Alves; MONTANDON, Daniel Todtmann. Síntese, Desafios e recomendações. In: Os Planos Diretores Municipais Pós-Estatuto da Cidade: balanço crítico e perspectivas. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Cidades: IPPUR/UFRJ, 2011.

SILVA, Giselda Shirley et al. Gestão e políticas públicas em Minas Gerais: cultura e patrimônio cultural. In: M. V. Zaganelli, L. Síveres, M. C.Gonçalves e R. Del Prete (Org). Gestão pública: responsabilidade e desafios contemporâneos – estudos interdisciplinares. Paracatu: CENBEC/FINOM, 2018. p. 153-172.

STEPHAN, Ítalo Itamar Caixeiro. A Aplicação dos Planos Diretores e Leis de Controle do uso e Ocupação do solo em cidades de médio porte demográfico, em Minas Gerais, no período 1988-1998. 2005. 381f. Tese (de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

STEPHAN, Ítalo; REIS, Luiz Fernando; ROCHA, Marcela R. Planos diretores participativos: uma avaliação de sua aplicação em municípios de Minas Gerais. Cadernos do PROARQ (UFRJ), v. 18, p. 1-12, 2012.

TEIXEIRA, Priscila de Oliveira. O. Políticas patrimoniais por meio da participação local: a memória ferroviária em Visconde do Rio Branco, Minas Gerais. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 17, n. 1, p. 115-124, jan./jun. 2017.

VISCONDE DO RIO BRANCO. Prefeitura Municipal. Lei Complementar nº 23, de 29 de dezembro de 2006. Institui o Plano Diretor Participativo e de Desenvolvimento Sustentável do Município de Visconde do Rio Branco. Disponível em: <http://www.camaravrb.mg.gov.br/abrir_arquivo.aspx/Leis_Complementares_23_2006?cdLocal=5&arquivo={DCCAC1A0-CBD6-6D04-EC18-1DEEC1E77BBC}.pdf#search=plano%20diretor> Acesso em: 07 mar 2018.

Downloads

Publicado

06-07-2019

Como Citar

Stephan, Ítalo I. C., & Carneiro, C. M. (2019). O Patrimônio Cultural e o Plano Diretor de Visconde do Rio Branco-MG. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 7(45). https://doi.org/10.17271/2318847274520191869

Edição

Seção

Artigos Completos