A desconstrução da paisagem. Possibilidades de reinterpretação da sustentabilidade urbana.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847286320202516

Palavras-chave:

desconstrução da paisagem, memória, projeto da paisagem

Resumo

O artigo apresenta o conceito de desconstrução da paisagem com a finalidade de proporcionar um novo olhar sobre o planejamento e projeto da cidade contemporânea. A paisagem é de fato correlata a história de sua transformação, isto nos permite interpretar o conjunto de documentos históricos objetivando-se entender os percursos e variações dessa paisagem. Assim, apreender como se deu a construção da paisagem a partir da somatória de saberes e técnicas que imprimiram sobre o espaço suas marcas, é o que podemos demonstrar. Logo, como ocorreu a desconstrução da paisagem na cidade de Altinópolis é o que veremos no decorrer deste artigo. Por fim, coloca-se a Desconstrução da paisagem como alternativa para revelar hipóteses positivas de intervir no território. Ante a esses argumentos para apropriação do uso da noção de desconstrução da paisagem, ou para se evidenciar novas oportunidades para esse território a ser projetado, é necessário entender essa rede de relações em diferentes escalas e assumir suas dinâmicas, tanto dos espaços construídos nas atividades dispersas, como dos espaços livres, e assim descobrir os conjuntos e sistemas de relações sobrepostas para compreender o mosaico como chave de exploração do território.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Cristina Magalhães, UNESP Universidade Estadual Paulista

Arquiteta e Urbanista pelo Centro Universitário Moura Lacerda (1997), Mestrado em Engenharia Urbana, pelo PPGEU da UFSCAR em 2002 Doutorado também Engenharia Urbana em 2016, como título Altinópolis: Por um projeto de Paisagem. Professora Assistente da UNESP- Bauru, no Curso de Arquitetura, urbanismo e Paisagismo, na área de Paisagismo e Projeto Urbano. Professora da FIB- Faculdades Integradas de Bauru, nas disciplinas de Paisagismo e Planejamento Urbano e Regional.  

José Francisco

 

Referências

MAGALHÃES, Kelly Cristina. Altinópolis: por um projeto da paisagem. Tese de doutorado apresentada ao PPGEU-UFSCar, agosto de 2016.

Plano Diretor Participativo de Altinópolis- SP

Francisco, José

Downloads

Publicado

04-12-2020

Como Citar

Magalhães, K. C., & Francisco, J. (2020). A desconstrução da paisagem. Possibilidades de reinterpretação da sustentabilidade urbana. Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 8(63). https://doi.org/10.17271/2318847286320202516

Edição

Seção

Artigos Completos