Machine learning na aprendizagem das ciências exatas: análise qualitativa para ensino fundamental e médio

Autores

  • Paulo César de Castro Lopes Graduado em Licenciatura Plena em Física, PUC-GO, Brasil
  • Victor Raylander Pereira de Abreu Bacharelando em Ciência da Computação, PUC-GO, Brasil
  • Jorge Alfredo Cerqueira Streit Doutor em Administração, UNB, Brasil
  • Samuel Gameiro Doutorando em Ciências Ambientais, UFG, Brasil
  • Pablo Herisson Silva Nunes Bacharelando em Engenharia de Controle e Automação, IFG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i5.3710

Palavras-chave:

Aprendizagem de Máquina. Professores. Tecnologia.

Resumo

Este trabalho aborda a importância do ensino de Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (IA) nas escolas de ensino médio e fundamental, devido ao seu grande impacto na sociedade e na vida cotidiana das pessoas, analisando o potencial do uso da tecnologia de ML na melhoria da aprendizagem em ciências exatas. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, e contou com a participação de 15 professores de diferentes áreas do conhecimento. As respostas desses professores foram transcritas com o uso de software específico e então foram analisadas, resultando ainda em uma nuvem de palavras. Percebeu-se que a maioria dos professores não possuem conhecimentos das técnicas de ML para a aprendizagem dos alunos, mas ressalta-se que todos se mostraram interessados em aprender e utilizar tais técnicas com os alunos, principalmente para conseguir atrair mais a atenção dos alunos e utilizar novos recursos tecnológicos dentro da sala de aula. Notou-se que a falta de laboratórios e internet adequada são um grande empecilho para o uso dessas tecnologias. Apesar da falta de conhecimento dos professores, as novas tecnologias já são uma realidade na rotina dos alunos e da sociedade, sendo importante que essas tecnologias sejam utilizadas e ensinadas na escola, visando proporcionar um ensino mais eficiente, atualizado e abrangente para os alunos a fim de que possam evoluir com maior conhecimento e facilidade.

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Publicado

03-06-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LOPES, Paulo César de Castro; ABREU, Victor Raylander Pereira de; STREIT, Jorge Alfredo Cerqueira; GAMEIRO, Samuel; NUNES, Pablo Herisson Silva. Machine learning na aprendizagem das ciências exatas: análise qualitativa para ensino fundamental e médio. Revista de Tecnologia & Gestão Sustentável, [S. l.], v. 2, n. 5, 2023. DOI: 10.17271/rtgs.v2i5.3710. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rtgs/article/view/3710. Acesso em: 23 fev. 2025.