As transformações históricas na relação entre as fontes de água e os sujeitos vinculados ao seu uso: um fenômeno social.
DOI:
https://doi.org/10.17271/rtgs.v2i6.4301Palavras-chave:
Aguadeiro, Lavadeira, Meio ambiente, Resgate da memóriaResumo
O desafio de compreender o contexto sócio-histórico em que estavam inseridos os sujeitos vinculados ao uso das fontes naturais de água de Caçapava do Sul/RS originou a necessidade dessa pesquisa envolvendo aspectos da história local e da memória desses sujeitos. Dessa forma, a pesquisa discutiu aspectos relacionados às fontes de água e aos usuários, partindo-se da análise de aspectos históricos, sociais, culturais e ambientais. A pesquisa possui abordagem qualitativa e está inserida no campo das interdiciplinar, sendo dividida em três etapas: fase exploratória, trabalho de campo, análise e tratamento do material empírico e documental. O estudo revelou que as fontes de água garantiram a sobrevivência material dos sujeitos vinculados ao seu uso e configuraram-se como uma importante alternativa de abastecimento, sendo relevantes desde o início do povoamento da região. Ainda nos dias atuais, essas fontes alternativas de água são utilizadas pela comunidade quando ocorre interrupção no abastecimento público, mesmo com a deterioração das suas águas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.