Garantia do Direito à Cidade Por Meio do Incentivo a Caminhabilidade: Uma proposta de intervenção no Setor Comercial I da Cidade de Sinop-MT

Authors

  • Gabriellin Buose Arquiteta e Urbanista, UNEMAT, Brasil.
  • Brenda Buose Arquiteta e Urbanista, UNEMAT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/rtgs.v1i3.3396

Keywords:

Caminhabilidade; Mobilidade Urbana; Deslocamento.

Abstract

Este trabalho tem por objetivo compartilhar resultados da pesquisa realizada em Sinop, norte de Mato Grosso, que buscou apresentar medidas a fim de melhorar a caminhabilidade do setor comercial I da cidade de Sinop – MT. A área escolhida para a implantação da proposta apresenta fragilidades relacionadas à mobilidade urbana, observadas a partir de estudos e análises in loco. Assim, o propósito desse trabalho foi desenvolver meios para dar melhores condições para deslocamentos ativos não motorizados, mediante a elaboração de um projeto urbanístico. Neste permear foi realizado estudos que verificassem as necessidades dos usuários do local. Esse é um trabalho de natureza qualitativa. Para o seu desenvolvimento lançou-se mão de diferentes instrumentos como: artigos, livros, projetos já desenvolvidos e aplicados em outros lugares. Para tanto, o arcabouço teórico está amparado em (CAMPOS, 2006; GHIDINI, 2011; ARRUDA, 2007), dentre outros. Nesse sentido, acredita-se que os resultados contribuirão para impulsionar a mobilidade sustentável no município de Sinop e proporcionará melhor qualidade de vida para os frequentadores do espaço. Por meio dos resultados obtido ficou evidente que há necessidades de intervenção para o melhoramento do espaço urbano, mais acessível, seguro, harmonioso e agradável à população.

Published

2022-12-31

Issue

Section

Artigos

How to Cite

BUOSE , Gabriellin; BUOSE , Brenda. Garantia do Direito à Cidade Por Meio do Incentivo a Caminhabilidade: Uma proposta de intervenção no Setor Comercial I da Cidade de Sinop-MT. , [S. l.], v. 1, n. 3, 2022. DOI: 10.17271/rtgs.v1i3.3396. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/rtgs/article/view/3396. Acesso em: 2 jan. 2025.