Formação de contadores & sustentabilidade
Resumo
Objetivo - Analisar a existência de disciplinas relacionadas à sustentabilidade nos currículos de graduação no curso de Ciências Contábeis, a obrigatoriedade dessas disciplinas e a forma como elas se relacionam com a prática contábil.
Metodologia – Foi realizada pesquisa documental de caráter quantitativo, com base na análise das Matrizes Curriculares e Projetos Pedagógicos de cursos de Ciências Contábeis oferecidos por IES públicas no Brasil.
Originalidade/relevância - Este trabalho investiga a preparação dos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras para capacitar os futuros contadores a atender às demandas relacionadas à sustentabilidade, com foco na Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de março de 2024, na adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade para Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade (NBC TDS) e nas normas internacionais IFRS S1 e S2.
Resultados - A análise dos dados revelou que, embora a maioria das IES ofereça disciplinas relacionadas à sustentabilidade, a maioria delas é de caráter eletivo, o que pode resultar em uma formação desigual entre os alunos. Além disso, algumas IES ainda não abordam adequadamente as temáticas relacionadas à sustentabilidade em seus currículos.
Contribuições teóricas/metodológicas - Os achados de pesquisa indicam que é necessário um esforço para tornar essas disciplinas obrigatórias e integrá-las mais profundamente à grade, a fim de preparar os contadores para as exigências da nova realidade normativa e do mercado, que demanda profissionais qualificados com conhecimento nas práticas sustentáveis.
Contribuições sociais e ambientais – Os cursos de Ciências Contábeis precisam passar por uma revisão curricular para incorporar a sustentabilidade como uma competência obrigatória na formação dos futuros profissionais, alinhando-se às exigências das normas internacionais e brasileiras, e garantindo que os contadores desempenhem um papel estratégico no desenvolvimento sustentável das organizações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Scientific Journal ANAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.