Formação de contadores & sustentabilidade
Abstract
Objetivo - Analisar a existência de disciplinas relacionadas à sustentabilidade nos currículos de graduação no curso de Ciências Contábeis, a obrigatoriedade dessas disciplinas e a forma como elas se relacionam com a prática contábil.
Metodologia – Foi realizada pesquisa documental de caráter quantitativo, com base na análise das Matrizes Curriculares e Projetos Pedagógicos de cursos de Ciências Contábeis oferecidos por IES públicas no Brasil.
Originalidade/relevância - Este trabalho investiga a preparação dos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras para capacitar os futuros contadores a atender às demandas relacionadas à sustentabilidade, com foco na Resolução CNE/CES nº 1, de 27 de março de 2024, na adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade para Divulgação de Informações sobre Sustentabilidade (NBC TDS) e nas normas internacionais IFRS S1 e S2.
Resultados - A análise dos dados revelou que, embora a maioria das IES ofereça disciplinas relacionadas à sustentabilidade, a maioria delas é de caráter eletivo, o que pode resultar em uma formação desigual entre os alunos. Além disso, algumas IES ainda não abordam adequadamente as temáticas relacionadas à sustentabilidade em seus currículos.
Contribuições teóricas/metodológicas - Os achados de pesquisa indicam que é necessário um esforço para tornar essas disciplinas obrigatórias e integrá-las mais profundamente à grade, a fim de preparar os contadores para as exigências da nova realidade normativa e do mercado, que demanda profissionais qualificados com conhecimento nas práticas sustentáveis.
Contribuições sociais e ambientais – Os cursos de Ciências Contábeis precisam passar por uma revisão curricular para incorporar a sustentabilidade como uma competência obrigatória na formação dos futuros profissionais, alinhando-se às exigências das normas internacionais e brasileiras, e garantindo que os contadores desempenhem um papel estratégico no desenvolvimento sustentável das organizações.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Scientific Journal ANAP

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.