Olhos no Futuro
ReciclaMente
Keywords:
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agentes de transformação, Consumo e produção sustentáveisAbstract
Objetivo – O estudo apresenta a estruturação e a metodologia do subprojeto ReciclaMente, vinculado ao programa Olhos no Futuro, desenvolvido em parceria entre a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Escola Estadual Dr. Telêmaco Paioli Melges (Campinas-SP). O objetivo central é demonstrar como atividades colaborativas relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 – Produção e Consumo Responsáveis – podem contribuir para a formação de agentes de transformação na comunidade escolar.
Metodologia – A pesquisa utilizou a Metodologia Ativa de Aprendizagem e a Metodologia da Ação Interdisciplinar (MAI), garantindo que as atividades do subprojeto fossem interdisciplinares e cooperativas, valorizando as reflexões dos estudantes sobre a realidade local. Foram desenvolvidas oficinas quinzenais, atividades práticas em Clubes Juvenis e visitas à UNICAMP, integrando ensino, pesquisa e extensão.
Originalidade/relevância – O estudo evidencia o potencial da educação ambiental no ensino básico ao conectar os ODS ao cotidiano escolar. A pesquisa destaca a importância de iniciativas educacionais que incentivem o protagonismo estudantil, promovam o consumo sustentável e incentivem a correta gestão de resíduos sólidos.
Resultados – Os principais resultados incluem a participação ativa dos estudantes na análise e proposição de mudanças na escola; implementação de coleta seletiva e separação de resíduos; contato com profissionais da coleta seletiva; e a imersão no ambiente universitário através da Jornada Olhos no Futuro. Essas atividades demonstraram a relevância de estratégias pedagógicas interdisciplinares para a conscientização ambiental e a transformação social.
Contribuições teóricas/metodológicas – A pesquisa reforça a importância da interdisciplinaridade na educação ambiental e no ensino de geociências, utilizando metodologias participativas para aproximar os estudantes da realidade socioambiental. O estudo também contribui para a curricularização da extensão universitária, promovendo interações entre escola e universidade.
Contribuições sociais e ambientais – O ReciclaMente fomenta práticas sustentáveis no ambiente escolar, contribuindo para a conscientização sobre consumo e descarte correto de resíduos. Além disso, fortalece a conexão entre escola, universidade e comunidade, incentivando o engajamento dos alunos na construção de cidades mais sustentáveis.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Scientific Journal ANAP

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.