Construção de um kit molecular com materiais alternativos para deficientes visuais no ensino de química

Authors

  • Taianny Gabriella da Silva Monteiro Graduanda, IFPB, Brasil.
  • Beteseã Laís Batista Pereira Graduanda, IFPB, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/19843240163720233688

Abstract

No âmbito escolar, instituições de ensino tentam se adaptar aos diferentes métodos e metodologias de ensino, para melhorar a aprendizagem dos alunos. A inclusão tem sido um assunto importante no debate de que a  educação é de fato para todos e incluir é necessário. Com isso, o presente artigo, aborda a construção de um kit molecular de baixo custo com materiais alternativos adaptado para alunos com deficiência visual, com o objetivo de auxiliar os docentes no processo de ensino e adaptar a metodologia ao aluno cego ou de baixa visão, na disciplina de química. Foram utilizadas metodologias de análise bibliográficas e investigação, para auxiliar na construção do kit molecular utilizando materiais duradouros, acessíveis e de fácil manuseio. A construção de materiais didáticos que possibilitam a inclusão de diferentes discentes, faz-se necessário para um maior atendimento educacional à todos, rompendo a barreira de exclusão social dos alunos deficientes nas instituições de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: Deficiência visual. Educação. Kit molecular.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2023-06-02

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MONTEIRO, Taianny Gabriella da Silva; PEREIRA, Beteseã Laís Batista. Construção de um kit molecular com materiais alternativos para deficientes visuais no ensino de química. Revista Científica ANAP Brasil, São Paulo, Brasil, v. 16, n. 37, 2023. DOI: 10.17271/19843240163720233688. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/anap_brasil/article/view/3688. Acesso em: 14 mar. 2025.