Análise de Impacto de Vizinhança: Estudo de Caso do Loteamento de Interesse Social Jardim Santa Marta no Município de Guarantã do Norte – MT

Autores

  • Jakline Marques Professor Especialista, SENAC, Brasil
  • Gisele Carignani Professora Doutora, UNIVAG, Brasil.
  • Natallia Sanches e Souza Professora Doutora, UNIVAG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604123320245006

Palavras-chave:

Habitação, Impactos, Interesse Social

Resumo

Este artigo objetiva analisar, sob a ótica dos conceitos do Estudo de Impacto da Vizinhança, o caso do Loteamento de Interesse Social Jardim Santa Marta, localizado no município de Guarantã do Norte, no estado de Mato Grosso. Para tanto, realizaram-se pesquisas bibliográficas, análises documentais, visitas ao local e avaliação da legislação pertinente. Foram considerados aspectos referentes ao adensamento populacional, notando-se que a implantação inicial se deu em áreas periféricas, afastadas do centro urbano. Em relação ao uso e ocupação do solo, observou-se um padrão misto, com predominância de áreas residenciais. A instauração do bairro, por diversos fatores, resultou na desvalorização das áreas adjacentes, e uma investigação mais profunda das condições de ventilação e iluminação poderia ter contribuído para aprimorar a eficiência energética das construções. Conclui-se que, mesmo diante da urgente necessidade de habitação para pessoas de baixa renda, não se pode negligenciar elementos primordiais do planejamento urbano, sob pena de não ser possível reverter as consequências no longo prazo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

27.06.2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARQUES, Jakline; CARIGNANI, Gisele; SOUZA, Natallia Sanches e. Análise de Impacto de Vizinhança: Estudo de Caso do Loteamento de Interesse Social Jardim Santa Marta no Município de Guarantã do Norte – MT. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 12, n. 33, 2024. DOI: 10.17271/23178604123320245006. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5006. Acesso em: 21 nov. 2024.