Edifício Linck: Avaliação Bioclimática de um ícone Moderno no Patrimônio de Porto Alegre (RS)

Autores

  • Quétilan Rodrigues Domingues Arquiteta e Urbanista, mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Urbanismo e Paisagismo da UFSM.
  • Ana Elisa Moraes Souto Professora Doutora, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Urbanismo e Paisagismo da UFSM.

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604123420245068

Palavras-chave:

Arquitetura bioclimática, Arquitetura moderna, Arquiteto Emil Bered, Adequação climática

Resumo

A arquitetura bioclimática busca conceber edificações adaptadas ao clima e às características físicas específicas de cada localidade. Entre as estratégias amplamente utilizadas nessa abordagem, destacam-se elementos de proteção solar, como brises, grelhas e cobogós, entre outros. Essas intervenções consideram, adicionamente, os aspectos de ventilação e iluminação natural de cada contexto visando otimizar o conforto térmico e luminoso das construções de maneira sustentável. Nesse sentido, a arquitetura moderna é o campo em que esses elementos foram amplamente aplicados, tornando o patrimônio moderno um recorte potencial para estudos que buscam compreender a aplicação de estratégias bioclimáticas em edificações. Este artigo tem como objetivo realizar análises bioclimáticas sobre o Edifício Linck, uma construção multifamiliar projetada pelos arquitetos Emil Bered, Salomão Kruchin e Roberto Félix Veronese em 1952, na cidade de Porto Alegre. A investigação busca compreender e destacar as estratégias bioclimáticas implementadas no projeto arquitetônico, visando contribuir para a compreensão do papel desempenhado pela sustentabilidade na arquitetura moderna e no patrimônio arquitetônico de Porto Alegre. O edifício faz parte de um acervo de construções representativas da arquitetura moderna, marcando o início do período de maior produção do movimento moderno na capital gaúcha. A pesquisa utiliza o método de observação das fachadas por meio de visitação in loco, o redesenho e a consulta à NBR 15.220 que traz recomendações sobre parâmetros construtivos em pról do conforto térmico para edificações. Apesar de a edificação ser datada da década de 1950, período em que não existiam normativas sobre conforto térmico em edificações, a pesquisa destaca o uso eficiente das estratégias adotadas no prédio. Além disso, evidencia o domínio dos arquitetos envolvidos no projeto, tanto na escolha dos materiais em relação às suas propriedades quanto nos aspectos físicos presentes no local de implantação da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18.07.2024

Como Citar

Domingues , Q. R., & Souto , A. E. M. (2024). Edifício Linck: Avaliação Bioclimática de um ícone Moderno no Patrimônio de Porto Alegre (RS). Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 12(34). https://doi.org/10.17271/23178604123420245068

Edição

Seção

Artigos