Avaliação do estado de conservação de nascentes e suas Áreas de Preservação Permanente em Prosperidade, Vargem Alta, ES

Autores

  • Gabriel Permanhane da Silva Instituto Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leticia Rigo Tavares Instituto Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Matheus Pereira Martins Universidade Federal do Espírito Santo
  • Helimar Rabello Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716320202333

Palavras-chave:

Impactos ambientais. Vegetação ciliar. Recursos Hídricos.

Resumo

A Lei nº 12.651/2012 do Novo Código Florestal estabelece a demarcação de um raio mínimo de 50 metros de vegetação natural ao redor de nascentes, se enquadrando como Áreas de Preservação Permanente (APPs), medida indispensável para a conservação dos recursos hídricos. O objetivo desse estudo foi realizar um levantamento, registro de impactos ambientais (positivos e negativos) e avaliação do estado de conservação de nascentes perenes e suas APPs inseridas em propriedades rurais, em Prosperidade, Vargem Alta, ES, sendo classificadas de acordo com o cumprimento em metros da faixa de vegetação no seu entorno e grau de perturbação (preservada, perturbada ou degradada). Foram catalogadas 18 nascentes, destas, apenas 1 preservada, 7 perturbadas e 10 degradadas. O maior contribuinte para a presença de impactos negativos e degradação das nascentes foi a atividade pecuária no espaço da APP, enquanto impactos positivos foram mais notáveis em ambientes de reflorestamento e agricultura. Constata-se o desrespeito generalizado à lei de APPs no distrito, tornando-se emergencial o acompanhamento técnico junto aos proprietários para realizar a adequação ambiental a fim de preservar as nascentes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Permanhane da Silva, Instituto Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo
    Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo. Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado. Pós-graduando em Agroecologia e Sustentabilidade pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Áreas: botânica, ecologia, educação ambiental e impactos ambientais.
  • Leticia Rigo Tavares, Instituto Federal do Espírito Santo Universidade Federal do Espírito Santo
    Licenciada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo. Graduanda em Ciências Biológicas Bacharelado. Pós-graduanda em Agroecologia e Sustentabilidade pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Áreas: botânica, ecologia, educação ambiental e impactos ambientais.
  • Matheus Pereira Martins, Universidade Federal do Espírito Santo
    Graduando em Ciências Biológicas Bacharelado. Áreas: botânica e impactos ambientais.
  • Helimar Rabello, Centro Universitário São Camilo, Espírito Santo
    Mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Espírito Santo. Graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Madre Gertrudes de São José (São Camilo -ES). Especialista em Gestão Ambiental (Centro Universitário São Camilo ES) e especialista em Agroecologia. Consultor e Gestor Ambiental na empresa Habitatil consultoria; professor do Centro Universitário São Camilo Espírito Santo. Tem experiência na área de inventários de fauna e flora, recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental, tratamento de efluentes de frigoríficos e suinocultura. Professor no Centro Universitário São Camilo -ES atuando nas disciplinas de graduação: Ecologia geral, Ecologia Aplicada, Gestão Ambiental, Avaliação de Impacto Ambiental, Poluição II, Zoologia de vertebrados, Fisiologia Animal Comparada,Educação Ambiental, morfologia e taxonomia Vegetal, Licenciamento Ambiental. Atua também na pós graduação com as disciplinas: Gestão Ambiental e Compromisso Social, Uso e Manejo de Solo e Recuperação de Áreas Degradadas, Educação ambiental.

Downloads

Publicado

12-07-2020

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

PERMANHANE DA SILVA, Gabriel; RIGO TAVARES, Leticia; PEREIRA MARTINS, Matheus; RABELLO, Helimar. Avaliação do estado de conservação de nascentes e suas Áreas de Preservação Permanente em Prosperidade, Vargem Alta, ES. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 16, n. 3, 2020. DOI: 10.17271/1980082716320202333. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2333. Acesso em: 24 abr. 2025.