INVENTÁRIO TAXONÔMICO PRELIMINAR DA COMUNIDADE BENTÔNICA NOS RESERVATÓRIOS DO RIO JAGUARI E DO RIO JACAREÍ – SISTEMA CANTAREIRA SABESP – SÃO PAULO, SP.

Authors

  • Daniele Cristina Schiavone
  • Thiago Enrique Gonçalves Monzane
  • José Valdecir de Lucca

DOI:

https://doi.org/10.17271/19800827822012254

Abstract

Os macroinvertebrados bentônicos veem recebendo maior atenção por sua importância nos processos ecológicos, participando do fluxo de energia e ciclagem de nutrientes nos sistemas aquáticos, desenvolvendo um papel importante na troca de fósforo e nitrogênio entre o sedimento e a água de interface. Nas cadeias alimentares são considerados intermediários e ecologicamente importantes, predadores de algas e microrganismos, predados por peixes e outros vertebrados. Os macroinvertebrados bentônicos também são importantes nos estudos de avaliação de impactos ambientais, refletindo o estado de conservação ou degradação do ecossistema. Entre as características que os tornam organismos eficazes nesses estudos destacam-se, o clico de vida longo que explicam os padrões temporais de alterações causadas pelas perturbações, ampla tolerância ao vários graus de poluição e abundância em todos os sistemas aquáticos. O presente estudo objetivou a realizar o levantamento da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em dois reservatórios pertencentes ao sistema Cantareira, Jacareí e Jaguari (SP), em agosto de 2012. A coleta foi realizada com uma draga VanVeen, com área amostral de 477cm2 em tréplicas, foram feitas medidas “in situ” de dados abióticos e determinação da concentração de fósforo total (PT) em laboratório. A abundância total de indivíduos foi de 709, distribuídos em 9 táxons, onde a família Chironomidae e a Classe Oligochaeta foram as mais representativas numericamente. O Indice de Estado Trófico reveleou um sistema que variou de oligotrófico a eutrófico no Jaguari e de oligotrófico a mesotrófico no Jacareí.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

10-11-2012

How to Cite

Schiavone, D. C., Monzane, T. E. G., & Lucca, J. V. de. (2012). INVENTÁRIO TAXONÔMICO PRELIMINAR DA COMUNIDADE BENTÔNICA NOS RESERVATÓRIOS DO RIO JAGUARI E DO RIO JACAREÍ – SISTEMA CANTAREIRA SABESP – SÃO PAULO, SP. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 8(2). https://doi.org/10.17271/19800827822012254

Most read articles by the same author(s)