INVENTÁRIO TAXONÔMICO PRELIMINAR DA COMUNIDADE BENTÔNICA NOS RESERVATÓRIOS DO RIO JAGUARI E DO RIO JACAREÍ – SISTEMA CANTAREIRA SABESP – SÃO PAULO, SP.
DOI:
https://doi.org/10.17271/19800827822012254Resumo
Os macroinvertebrados bentônicos veem recebendo maior atenção por sua importância nos processos ecológicos, participando do fluxo de energia e ciclagem de nutrientes nos sistemas aquáticos, desenvolvendo um papel importante na troca de fósforo e nitrogênio entre o sedimento e a água de interface. Nas cadeias alimentares são considerados intermediários e ecologicamente importantes, predadores de algas e microrganismos, predados por peixes e outros vertebrados. Os macroinvertebrados bentônicos também são importantes nos estudos de avaliação de impactos ambientais, refletindo o estado de conservação ou degradação do ecossistema. Entre as características que os tornam organismos eficazes nesses estudos destacam-se, o clico de vida longo que explicam os padrões temporais de alterações causadas pelas perturbações, ampla tolerância ao vários graus de poluição e abundância em todos os sistemas aquáticos. O presente estudo objetivou a realizar o levantamento da comunidade de macroinvertebrados bentônicos em dois reservatórios pertencentes ao sistema Cantareira, Jacareí e Jaguari (SP), em agosto de 2012. A coleta foi realizada com uma draga VanVeen, com área amostral de 477cm2 em tréplicas, foram feitas medidas “in situ” de dados abióticos e determinação da concentração de fósforo total (PT) em laboratório. A abundância total de indivíduos foi de 709, distribuídos em 9 táxons, onde a família Chironomidae e a Classe Oligochaeta foram as mais representativas numericamente. O Indice de Estado Trófico reveleou um sistema que variou de oligotrófico a eutrófico no Jaguari e de oligotrófico a mesotrófico no Jacareí.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
10-11-2012
Edição
Seção
Artigo Completo
Como Citar
SCHIAVONE, Daniele Cristina; MONZANE, Thiago Enrique Gonçalves; LUCCA, José Valdecir de. INVENTÁRIO TAXONÔMICO PRELIMINAR DA COMUNIDADE BENTÔNICA NOS RESERVATÓRIOS DO RIO JAGUARI E DO RIO JACAREÍ – SISTEMA CANTAREIRA SABESP – SÃO PAULO, SP. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 8, n. 2, 2012. DOI: 10.17271/19800827822012254. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/254. Acesso em: 23 fev. 2025.