Percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas sobre as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade
Subsídios à Educação Ambiental e à Educação CTS na formação de futuros professores
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082720520245268Palavras-chave:
Determinismo Científico e Tecnológico, Crise Ambiental, Definição CTSResumo
Neste artigo são apresentadas as percepções dos licenciandos do quarto ano do curso de Ciências Biológicas, de uma universidade pública, do estado de Mato Grosso do Sul, sobre as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Os resultados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário online a 12 licenciandos, durante o primeiro semestre de 2022, sendo posteriormente categorizados e codificados por meio das técnicas da Análise Conteúdo. A partir da análise, concluiu-se que os licenciandos reconhecem a influência de fatores ambientais, sociais, históricos, políticos e econômicos inerentes à epistemologia da Ciência e da Tecnologia, porém, devido à complexidade da própria natureza dessas interações, surgiram dúvidas e concepções errôneas ou incompletas que precisam ser superadas. Neste contexto, reitera-se o papel da Educação CTS e da Educação Ambiental, como estratégias educativas essenciais na busca pela superação de visões distorcidas sobre a natureza da Ciência e da Tecnologia, bem como na promoção dos processos de participação crítica nas tomadas de decisões individuais ou coletivas relacionadas à aplicação da CT no que tange à sustentabilidade socioambiental, considerando, sobretudo, as necessidades adaptativas e mitigadoras frente à emergência climática em curso.
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