Continuous Learning at the Individual Level: a study in software development organizations

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082719520234094

Keywords:

Continuous Learning, Individual Learning, Software Development Organizations

Abstract

This study aims to understand the occurrence of continuous learning at the individual level in Software Development Organizations – SDOs according to the framework proposed by Tannenbaum (1997). The objectives are to understand and describe the strategies and tools applied by developers during their learning process and if the studied SDOs offer a work environment conducive to continuous learning at the individual level. Thus, qualitative research was conducted with 12 Software Development Professionals in four SDOs applying semi-structured interviews. The subjects interviewed were involved in the software development process. The analyses were performed by the qualitative data analysis software Weft_QDA, which allowed the identification and analysis of speeches related to the theoretical concept of this study. The results show that SDOs offer an environment conducive to continuous learning at the individual level by allowing meaningful learning experiences, motivating constant participation in these experiences and, especially, engaging in complex projects whose results are influenced by the application of acquired knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Letícia Rodrigues da Fonseca, Centro Universitário Vale do Rio Verde, Centro Universitário Vale do Rio Verde

    Graduada em Ciência da Computação e Administração. Especialista em Gestão de Tecnologias da Informação. Mestra e Doutora em Administração. Pós-doutorando em Administração. Professora do Curso de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do Curso de Mestrado Profissional Gestão, Planejamento e Ensino, ambos oferecidos pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Áreas de Pesquisa: aprendizagem organizacional; gestão do conhecimento; melhoria do processo de software; gestão de projetos; gestão de tecnologias da informação; desenvolvimento sustentável; estratégias em organizações sustentáveis; gestão empreendedora do ensino; práticas de ensino inovadoras.

  • Marcelo Ribeiro Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul,

    Doutor com distinção em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP), Linha de Pesquisa: Gestão Humana e Social nas Organizações - Tema: Aprendizagem nas organizações: uma análise de grupos multifuncionais de empresas do ramo automotivo Mestre em Administração pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) - Área de Concentração: Gestão da Produtividade e Desenvolvimento Organizacional - Linha de Pesquisa: Marketing e Estratégias Organizacionais; Especialização em Gestão Estratégica de Marketing e Negócios; Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha (FACECA). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), nas disciplinas e Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas I e II. .

  • Sheldon William Silva, Instituto Federal de Minas Gerais,

    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de concentração em Estratégia de Negócios Globais e Finanças Corporativas. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Administração no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus São João Evangelista. Coordenador Adjunto do curso de Pós-graduação em Gestão do IFMG. Avaliador de cursos de graduação pelo INEP/MEC. Temas de interesse: eficiência de organizações públicas e privadas, empreendedorismo, comércio exterior, relações internacionais, aprendizagem organizacional e metodologias inovadoras de ensino.

  • Guilherme Marques Pereira, Faculdade Cenecista de Varginha,

    Graduado em Ciências Contábeis e Administração pela Faculdade Cenecista de Varginha. Pós Graduado em Gerência de Empresas e Mestre em Administração. Doutor em Ciências da Linguagem pela UNIVÁS (Universidade Vale do Sapucaí) em Pouso Alegre/MG. Atualmente atua como professor nos cursos de Graduação e Pós Graduação na Faculdade Cenecista de Varginha. Integrante do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado do Curso de Administração na Faculdade Cenecista de Varginha. Professor em cursos de Pós Graduação nas seguintes Instituições: Universidade Vale do Sapucai - UNIVÁS, IPECONT (Varginha), FAI (Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí). Atuei como Professor do curso de Mestrado Profissional em gestão, planejamento e Ensino na Universidade Vale do Rio Verde - UNINCOR. Empresário no ramo de Agronegócio, com a produção de café arábica.

Published

27-12-2023

How to Cite

RODRIGUES DA FONSECA, Letícia; RIBEIRO SILVA, Marcelo; WILLIAM SILVA, Sheldon; MARQUES PEREIRA, Guilherme. Continuous Learning at the Individual Level: a study in software development organizations. Electronic Journal "Fórum Ambiental da Alta Paulista", [S. l.], v. 19, n. 5, 2023. DOI: 10.17271/1980082719520234094. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/4094. Acesso em: 23 dec. 2025.