A caatinga cantada: uma proposta de metodologia de ensino para a construção de conceitos da zoologia
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082716120202313Resumo
A configuração de um espaço que promova a qualidade no processo de ensino-aprendizagem está aliada a formação de professores e esta deve ser trabalhada e discutida de maneira efetiva. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo promover a construção de conhecimentos acerca dos conteúdos da zoologia na formação inicial e continuada de professores, dialogando com o filme “Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos e outros recursos pedagógicos, como a música, imagem e pintura. A atividade foi realizada no Museu de História Natural (MHN), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) com bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID- Biologia), em formação inicial, e com as professoras supervisoras do programa, em formação contininuada. Após este momento, realizou-se uma avaliação escrita com os participantes. As falas foram reescritas e analisadas utilizando a análise de conteúdo, derivada da pesquisa qualitativa. A partir da análise pode-se perceber que os recursos utilizados foram importantes na construção de conhecimentos acerca do tema zoologia. Além disso, os participantes identificaram novas formas de trabalhar os assuntos e conteúdos discutidos durante a atividade e perceberam o filme como estratégia contextualizadora. PALAVRAS-CHAVE: Recursos pedagógicos. Ensino de Zoologia. Formação Inicial e Continuada de professores.Downloads
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Publicado
29-03-2020
Edição
Seção
Artigo Completo
Como Citar
LOURENÇO, Camila Oliveira; AUGUSTO, Luiza Helena; ALVARENGA, Ingrid Marciano; BULHÕES, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. A caatinga cantada: uma proposta de metodologia de ensino para a construção de conceitos da zoologia. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 16, n. 1, 2020. DOI: 10.17271/1980082716120202313. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2313. Acesso em: 8 nov. 2024.