Educação Ambiental Crítica na escola: um olhar a partir do Estágio Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082716720202683Resumo
O objetivo desse trabalho é analisar parte de uma pesquisa desenvolvida coletivamente durante o Estágio Supervisionado III do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras que investigou as concepções de estudantes do ensino médio sobre o ambiente escolar e a influência do ambiente externo na dinâmica escolar, assim como analisar a intervenção feita por meio de uma regência, buscando contribuir para uma leitura de ambiente mais aprofundada. Para essa pesquisa de cunho qualitativo, foram utilizados os dados de uma das escolas acompanhadas, esses coletados através de observação e de um questionário. Para analisar as respostas dos estudantes, utilizamos a análise de conteúdo, mais especificamente, a categorização de ideias comuns. Após a análise, foi possível perceber que os estudantes possuem uma visão fragmentada e não crítica do ambiente, além de não conseguirem relacionar o impacto do meio externo na escola. Além disso, a intervenção feita por meio da regência buscou contribuir para uma análise mais elaborada e profunda da realidade. Diante dos dados e das reflexões, destacamos a importância de se trabalhar com uma educação ambiental que ultrapasse uma visão simplista e enxergue o ser humano inserido na natureza. Ademais, evidencia-se a importância de os professores serem formados em uma concepção mais crítica de educação e de ambiente para que a mesma seja refletida em suas práticas pedagógicas.