Contribuição do uso de nanomateriais em matriz cimentícia por meio da manufatura aditiva visando uma construção sustentável
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082719420233647Resumo
Reduzir o impacto ambiental e cumprir com o compromisso social, respeitando o meio ambiente para promover a sustentabilidade em processos produtivos tem sido debatido em diversos setores e, nos processos construtivos, a tecnologia é um aliado, pois a automatização e a inserção de componentes aos materiais, há uma diminuição de resíduos e melhora da qualidade das edificações. Diante disso, este estudo teve por objetivo avaliar a construtibilidade e a extrudabilidade na construção civil por meio da inserção de grafite e óxido de grafeno em matriz cimentícia. Os filamentos cimentícios produzidos foram avaliados quanto aos parâmetros físicos, químicos e mecânicos. Os resultados obtidos apontaram que a inserção tanto de grafite quanto de óxido de grafite na matriz cimentícia não interferiu na extrudabilidade e na construtibilidade do material. . Foram obtidos valores de 9,34 MPa, 8,99 MPa e 8,91 MPa para a tração na flexão nas amostras acrescidas de 0,04% e 0,1% de grafite e 0,04% de óxido de grafeno, respectivamente. Quando avaliados quanto à compressão axial, as amostras que continham óxido de grafeno com 0,1% e 0,2% e amostra de referência tiveram os valores de 127.546,00 MPa, 127.350,05 MPa, 126.844,12 MPa, respectivamente. A amostra com 0,1% de grafite apresentou comportamento positivo com relação ao teste de tração à flexão, compressão e menor deformação após a impressão, tornando viável a adição dos nanomateriais em filamento cimentício para manufatura aditiva, de forma a possibilitar a produção de materiais mais resistentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.