Análise de elementos potencialmente tóxicos em águas e sedimentos do rio Sorocaba subsequente a sua recuperação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082720120244297

Palavras-chave:

Qualidade da água, Rios urbanos, Contaminantes inorgânicos

Resumo

A presença de elementos potencialmente tóxicos (EPTs) em ambientes aquáticos merece atenção, principalmente devido aos efeitos adversos que podem acarretar na qualidade das águas e, à saúde ecológica e humana. Neste contexto, este estudo teve como objetivo a análise e avaliação de EPTs em águas e sedimentos do rio Sorocaba em diferentes pontos amostrais distribuídos pela sua extensão urbana. As quantificações dos elementos foram realizadas por espectrometria de emissão atômica por plasma de microondas (MP-AES), após digestão ácida das amostras. Os EPTs Al, Fe e Mn estavam acima dos valores máximos permitidos (VMPs) por legislações brasileiras para águas e, As, Cu e Cr acima dos VMPs para sedimentos. Com base nos referidos resultados bem como na avaliação do uso do solo no entorno dos locais amostrados, é possível evidenciar que as elevadas concentrações de EPTs são, provavelmente, oriundas e/ou intensificadas por atividades antrópicas. Adicionalmente, o índice Fator de Enriquecimento (FE) aplicado, indicou enriquecimento antrópico moderado para As, Cr, Cu e Zn em três pontos da área de estudo, e muito elevado para Zn em um local. A presente investigação alerta quanto a parâmetros de atenção que devem ser investigados no ecossistema, uma vez que o rio Sorocaba já foi submetido a um programa de despoluição de suas águas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

19-01-2024

Como Citar

SILVA, Caroline Ferreira da; PEREIRA, Elisabete Alves; CARVALHO, Mayara de Almeida Ribeiro; ROSA, Luana Maria Tavares; BOTERO, Wander Gustavo; OLIVEIRA, Luciana Camargo de. Análise de elementos potencialmente tóxicos em águas e sedimentos do rio Sorocaba subsequente a sua recuperação ambiental. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 20, n. 1, 2024. DOI: 10.17271/1980082720120244297. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/4297. Acesso em: 3 nov. 2024.