Educação ambiental na escola: ações inadequadas do homem sobre o meio ambiente e suas consequências
DOI:
https://doi.org/10.17271/1980082719420234371Palavras-chave:
Ações Antrópicas, Educação Ambiental, Meio AmbienteResumo
O presente relato de experiência busca relatar a aplicação de uma SD cujo intuito foi fazer com que os estudantes compreendam os problemas causados ao ambiente devido à ação inadequada do homem. Os participantes foram 27 estudantes dos 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual pública, em Juína-MT. A SD foi aplicada e desenvolvidoa durante o mês de novembro de 2021, com total de 14 horas dividias em 7 encontros de 2 horas. Os estudantes foram avaliados durante todo o processo acreditando-se que a avaliação da aprendizagem deve acontecer em todos os momentos e não somente por meio de provas e avaliações. Entre os principais resultados podemos destacar que os estudantes puderam compreender a definição de cada ação trabalhada em sala de aula (uso excessivo de agrotóxicos, queimadas, desmatamento, consumismo e desperdício de água), assim como suas consequências para o meio ambiente e aos seres vivos. Desse modo, foi possível sensibilizar as crianças para tomarem atitudes conscientes pautadas no senso de responsabilidade e bem comum. Por fim, no que tange a participação e realização das atividades um número significativo de alunos mostraram-se ativos e contribuíram com bons argumentos para as discussões realizadas em sala de aula, e ainda obtiveram acertos maior que 50% no quizz do kahoot com perguntas relacionadas a temática.
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