ASPECTOS DO MANEJO DE RESÍDUOS QUÍMICOS EM INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.17271/198008279112013534Resumo
RESUMO: Os resíduos químicos tornaram-se alvo de grande preocupação devido sua diversidade, composição e potencial de periculosidade. Este trabalho tem como objetivo verificar as diferentes fases do manejo de resíduos químicos nos laboratórios e serviços no Campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. O levantamento foi realizado a partir da aplicação de um questionário junto aos responsáveis pelos laboratórios e serviços desse Campus, com a participação de 199 sujeitos, respondendo por um percentual de 66,6% dos locais da pesquisa. Os dados revelaram que em 80,9% dos locais participantes da pesquisa havia a geração de resíduos químicos. Em relação às fases de manejo interno (segregação, acondicionamento, identificação, armazenamento, coleta, transporte e tratamento interno) foi verificado que procedimentos como a segregação na fonte, o acondicionamento em recipientes compatíveis com o tipo de resíduo, a identificação das embalagens, encontravam-se, em sua maioria, adequados à legislação brasileira. Segundo os sujeitos, 64,3% desses locais não realizavam tratamento interno, a coleta interna era realizada, em sua maioria (87,5%), por funcionários da instituição ou terceirizado e o transporte interno era substancialmente manual (63,3%). O aumento do desconhecimento foi observado nas fases de manejo externo (coleta, transporte, tratamento e disposição final), identificando-se conceitos errôneos nas respostas dos sujeitos. A partir da realização deste estudo, observa-se a importância da elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos para as Instituições de Ensino Superior, destacando também a relevância da aplicação de um programa de educação em serviço, de forma permanente, a fim de contribuir para o gerenciamento ambiental nessas instituições.
Palavras-chave: Gerenciamento de Resíduos. Instituição de Ensino Superior. Resíduos Químicos.