Valoração ambiental do Parque da Jaqueira (Recife, Pernambuco - Brasil)

Autores

  • Josimar Vieira dos Reis Universidade Federal de Pernambuco
  • Jadson Freire da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.17271/2318847263720181749

Palavras-chave:

Valor de Uso Direto (VUD), Serviços ambientais, Parque da Jaqueira

Resumo

Este artigo visa apresentar o resultado da identificação da valoração ambiental do parque da Jaqueira, na cidade do Recife-PE, no bairro Homônimo. Através da aplicação de 133 questionários entre os dias 03 a 18 de novembro de 2017. O questionário continha uma estrutura socioeconômica com cinco perguntas e mais uma relacionada com Disposição A Pagar (DAP) dos usuários sobre o parque da Jaqueira, junto a um pequeno guia explicativo sobre o que e a valoração ambiental e o cenário hipotético para a DAP no parque, que era lido para o participante. Após a conclusão de toda a coleta os dados foram tabulados em planilhas no software Microsoft Excel 2016 para facilitar a importação para o programa que foi usado na análise estatística o SPSS – Statistical Package forSocial Sciences SPSS versão 20 2011. Onde é possível obter a probabilidade P(Y) de um entrevistado apresentar aquela característica de interesse (ex: estar disposto a pagar ou não) com base nas suas informações como Renda (X1), Escolaridade (X2). Para todos os testes estatísticos utilizou-se do nível de 5% de significância. Trazendo como resultado o valor de dez Reais sobre o VUD do parque da Jaqueira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar Vieira dos Reis, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Desenvolvimento Urbano

Jadson Freire da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Referências

ALTMANN, A.U. Pagamentos por Serviços Ambientais: imperativos jurídicos e ecológicos para a preservação e a restauração das matas ciliares. Caxias do Sul – RS : Educs. 2009.

ARAÚJO, C.R.G. Turismo em Lagoas Costeiras e a Valoração Ambiental em Osório-RS. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hospitalidade). Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul – UCS, Caxias do Sul – RS, 2016. 143 f.

ARAÚJO, M.A.R. Unidades de conservação no Brasil: a história de um povo em busca do desenvolvimento e da proteção da natureza. In: NEXUCS. (Org.). Unidades de conservação do Brasil: o caminho para gestão de resultados. São Carlos: RiMa, p. 51-110. 2012.

BRAGA, R. Instrumentos para a gestão ambiental e de recursos hídricos / Ricardo Braga; apresentação Jaime Cabral. – Recife: Ed. Universitária da UFPE, 134 p. 2009.

CAMPOS, R. A Relação entre o Imobiliário Turístico e o Meio Ambiente na RMR. Os espaços urbanos apropriados pela expansão do mercado imobiliário turístico e os impactos ambientais nas áreas litorâneas sul. Recife, Pesquisa do NUGEPP/ MDU/ UFPE/ CNPQ/ FACEPE. 2007.

CONSTANZA, R. Ecosystem services: multiple classifications systems are needed. BiologicalConservation141, p. 350-352. 2008.

COSTA, L. S. D. Lugares em Casa Forte - onde residem as fortalezas dos lugares? Recife: [s.n.], 2003.

FÁVERO, L.P. Análise de Dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

FREITAS, E. População Economicamente Ativa no Brasil. 2016. Disponível em:<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/populacao-economicamente-ativa-brasil.htm>. Acesso em 03 de mai de 2017.

GUEDES, F.B., SEEHUSEN, S.E. Pagamentos por serviços ambientais na mata atlântica: lições aprendidas e desafios. Brasília: MMA, 2011.

LEAL, S.M.R. O Revés da Crise do Mercado Frente À Crise do Estado: A Retração da Acumulação Urbana nas Cidades Brasileiras. Recife, NUGEPP/MDU, 2016.

LIMA JUNIOR, P.N. Efeitos de teoria: o debate acadêmico sobre os projetos urbanos e a legitimação de novas formas de produção do território. In: Oliveira, F.L.E.A. Grandes projetos metropolitanos: Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Rio de Janeiro: Letra Capital, p. 24-45, 2012.

MACEDO, S.S., ROBBA, F. Praças brasileiras. São Paulo: Edusp, 2002.

MALAMUT, M. Paisagismo - Projetando espaços livres. Bahia: Marcos Malamut, 2014.

MEA-MILLENNIUM ECOSYSTEM ASSESSMENT. Ecosystems and Human Wellbeing: a Framework for Assessment. Washington DC: Island Press, 2005.

MORGADO, R.C., ABREU L.M., RÉQUIA W.J., ARAVÉCHIA, J.C. Valoração ambiental do parque ecológico de Usos Múltiplos Águas claras - DF: analisando a disposição a pagar dos usuários.REA – Revista de estudos ambientais 13 (2): 6-17, 2011.

NUSDEO, A. M. O. Pagamento por serviços ambientais: sustentabilidade e disciplina jurídica. São Paulo: Atlas, 2012.

RECH, U. Direito e economia verde: natureza jurídica e aplicações práticas do pagamento por serviços ambientais, como instrumento de ocupações sustentáveis / org. Adir Ubaldo Rech. – Caxias do Sul, RS: Educs, 2011.

TÔSTO, S.G.; PEREIRA, L.C.; MANGABEIRA, J.A.C. Serviços ecossistêmicos e serviços ambientais: conceitos e importância! PortalEcodebate. dez. 2012. Disponível em: <http://www.ecodebate.com.br/2012/12/13/servicos-ecossistemicos-e servicosambientais- conceitos-e-importancia-artigo-de-sergio-gomes-tosto-lauro-charletpereira- e-joao-alfredo-de-c-mangabeira/>. Acesso em 27 dez. 2017.

VIANA, J. F. C. Valoração ambiental do parque ecológico e de uso múltiplo Olhos d’ Água como subsídio à sua concessão. Dissertação. 158p. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Gestão Ambiental). - Universidade Católica de Brasília; Brasília, 2009.

ZUKIN, S. Paisagens do século XXI: notas sobre a mudança social e o espaço urbano. In: Arantes, Antônio Augusto. (org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, p.104-115, 2000.

Downloads

Publicado

15-04-2018

Como Citar

dos Reis, J. V., & da Silva, J. F. (2018). Valoração ambiental do Parque da Jaqueira (Recife, Pernambuco - Brasil). Revista Nacional De Gerenciamento De Cidades, 6(37). https://doi.org/10.17271/2318847263720181749

Edição

Seção

Artigos Completos