Relato técnico do comportamento pró-ambiental dos moradores da Vila Jaguaribe, Osasco, SP.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860481820202469

Palavras-chave:

Comportamento pró-ambiental, meio ambiente, preservação,

Resumo

O comportamento pró-ambiental é definido pela preocupação, cuidado e atenção do ser humano com a preservação do meio ambiente. Este, cada vez mais, sendo deixado de lado em meio a um crescimento população urbano desenfreado, extraindo e poluindo seus recursos naturais limitados, deixando uma sensação de incerteza em relação a saúde do planeta e das próximas gerações no futuro. Este artigo técnico teve por objetivo investigar qualitativamente e quantitativamente características presentes e ausentes do comportamento pró-ambiental dos moradores da Vila Jaguaribe, Osasco, SP. Para tanto, foi utilizado um questionário estruturado e as entrevistas ocorreram diretamente nas residências dos moradores do bairro. Os resultados apontam que a população amostrada possuí comportamento pró-ambiental positivo em relação as atitudes relacionadas a economia de energia e água, hábito de se deslocar andando, disposição ambientalmente correta de óleo usado e equipamentos eletrodomésticos, além da preferência de compra por produtos ecológicos e com menos recursos de embalagens. No entanto, a população deixou a desejar nas atitudes relacionadas ao depósito de resíduos em lixeiras públicas durante os deslocamentos, segregação e descarte de resíduos em recipientes públicos para reciclagem, participação em eventos em prol do meio ambiente, utilização do transporte público e de bicicleta como meio de transporte e em relação a utilização das suas próprias sacolas ou carinhos ao fazerem as compras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Nogueira Martins, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestre em Gestão Ambiental e Sustentabilidade (Universidade Nove de Julho/SP), Bacharel em Ciências Biológicas (Universidade Nove de Julho/SP) e Técnico em Administração (Escola Técnica Estadual/SP). Realizou intercâmbio acadêmico na Universidade de Haifa, Israel, na área de Sustentabilidade. Tem experiência profissional nas áreas de meio ambiente, saúde e administração. Na área acadêmica, participa da linha de pesquisa "Áreas Verdes Urbanas" como ferramenta de gestão ambiental pública, conservação da biodiversidade e sustentabilidade. Atualmente cursa Licenciatura em Ciências Biológicas (Universidade Cidade de São Paulo/SP) com previsão de término para o final do segundo semestre de 2020.

Ana Paula Branco do Nascimento, Docente do MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFSCar, turma São Paulo. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Sustentabilidade na Gestão Ambiental da UFSCar.

Pós-doutora em Ecologia Humana e Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo em 2012. Doutora em Ecologia Aplicada - Ambiente e Sociedade - pela ESALQ/CENA/USP em 2008. Mestre em Ecologia de Agroecossistemas pela ESALQ/USP em 2003. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá em 1999. Professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Nove de Julho-UNINOVE (2010-2019) e Professora Doutora do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade na UNINOVE (2012-2019). Coordenou o projeto de pesquisa "Gestão, Infraestrutura e Uso de Praças Publicas na cidade de São Paulo" financiado pelo CNPq (2014-2019). Coordena o projeto de pesquisa "Novos modelos de Gestão para Parques Urbanos e suas implicações para a qualidade de vida da população e conservação da biodiversidade" (desde 2018). Contemplada em 2020 com a Bolsa de Produtividade em Pesquisa-PQ, Nível 2. Docente do MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UFSCar, turma São Paulo. Professora Colaboradora do Mestrado Profissional em Sustentabilidade na Gestão Ambiental da UFSCar. Membra do NACE Sustentarea USP. Desenvolve e orienta pesquisas na área de Ecologia Humana e Sustentabilidade, com enfoque para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): áreas verdes urbanas e qualidade de vida; e alimentação sustentável, desde a produção ao consumo (agricultura orgânica, hortas urbanas e escolhas alimentares).

Downloads

Publicado

01.11.2020

Como Citar

Martins, G. N., & Nascimento, A. P. B. do. (2020). Relato técnico do comportamento pró-ambiental dos moradores da Vila Jaguaribe, Osasco, SP. Periódico Técnico E Científico Cidades Verdes, 8(18). https://doi.org/10.17271/2317860481820202469

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)