O uso do ladrilho hidráulico nas duas principais igrejas católicas erguidas na segunda metade do século XIX em Teresina-PI
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123620245116Palavras-chave:
Ladrilho Hidráulico, Arquitetura, Patrimônio CulturalResumo
O estudo aqui apresentado trata da identificação e (re) conhecimento do uso do ladrilho hidráulico em duas das principais igrejas católicas erguidas na segunda metade do século XIX em Teresina-PI. A Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Dores, construídas na região central da cidade, no centro histórico, sua história e suas formas, marcadas por esses elementos tão representativos da arquitetura, que são os ladrilhos, compõem o patrimônio cultural local. A fim de analisar a presença desse revestimento no piso dos dois importantes templos, a pesquisa discutiu sobre os conceitos relevantes que envolvem o tema, sobre a história das igrejas e do ladrilho hidráulico, produziu levantamentos diversos e buscou entender sobre seu o estado de conservação e manutenção. O trabalho é descritivo, de cunho qualitativo. Foram utilizadas pesquisa bibliográfica para elaboração do referencial teórico, e a pesquisa de campo, que permitiu obter dados em conversas informais, nas vivencias nos espaços e de fotografias autorais. (Re)conhecer o patrimônio cultural, a arquitetura tradicional, contribui para construção da memória e, assim, para conservação e preservação da identidade local.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.