Estudo Projetual em Contêiners para Moradia Estudantil

Authors

  • Andréa Holz Pfützenreuter
  • Thainá Kaestner Araujo

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860471620192213

Abstract

Este trabalho tem como objetivo apresentar a elaboração de um projeto modular sustentável para uma moradia estudantil utilizando contêineres. As diretrizes projetuais estão embasadas nos seis princípios fundamentais para a construção sustentável, desenvolvendo dois projetos. O primeiro destinado a um estudante, constituído de módulo único, com cozinha, quarto, área para estudos, estar e banheiro, com área final de 12,58 m²; e o segundo para dois estudantes, sendo esta residência dividida em dois módulos: um compreende cozinha, banheiro, salas de estar e jantar; e outro com dois quartos e lavanderia, sendo a área interna total da moradia de 22,07 m². As opções de implantação consideravam o aproveitamento máximo de espaço, maior quantidade de moradias, tanto individuais, duplos e a mescla das duas opções. A avaliação de implantação considerou o melhor aproveitamento de espaço para melhorar a circulação dos ventos; possibilidade de espaços externos livres para a implantação de áreas de lazer ou uso coletivo. As planilhas de custos para a implantação de um conjunto de moradia (quatro pessoas), resultam o custo total de R$ 58.555,16. Quando comparado ao sistema convencional pelo CUB, observa-se uma economia de aproximadamente 5% no sistema de contêiner. comprovou-se que com apenas 14,76 m², um único módulo, é viável a construção de uma moradia estudantil. PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade. Contêiner. Construção Civil.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-12-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

PFÜTZENREUTER, Andréa Holz; ARAUJO, Thainá Kaestner. Estudo Projetual em Contêiners para Moradia Estudantil. Technical and Scientific Journal Green Cities, [S. l.], v. 7, n. 16, 2019. DOI: 10.17271/2317860471620192213. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/2213. Acesso em: 24 nov. 2024.