Arborização e Desenho Urbano uma Análise no Centro Histórico de Cáceres-MT

Authors

  • Fernanda Miguel Franco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - (IFMT)
  • Karyna Lorraine da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - (IFMT)
  • Sarah Cavalari Ladeia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - (IFMT)
  • Wezile Matheus Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - (IFMT)
  • Jessica Aparecida Cassia dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - (IFMT)
  • Nubia da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - (IFMT)
  • Arthur Guilherme S. Chaves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - (IFMT)

DOI:

https://doi.org/10.17271/2317860481820202396

Keywords:

Silvicultura Urbana, Planejamento Urbano, fitossanidade.

Abstract

O traçado urbano do centro histórico de Cáceres é caracterizado por ruas e calçadas estreitas, onde o ordenamento espacial era focado nas construções geralmente sem recuo frontal ou lateral, típico das edificações coloniais. No entanto, devido às mudanças ocorridas na dinâmica das cidades é importante ressaltarmos a preocupação com a arborização, principalmente, na região dos centros históricos, onde inicialmente a estrutura verde não era uma prioridade nas tomadas de decisão. O objetivo do seguinte trabalho foi fazer um levantamento da situação da arborização e sua relação com o desenho urbano no centro histórico de Cáceres-MT. Para a realização do trabalho, primeiramente foi feito um inventário arbóreo, em seguida verificada a situação fitossanitária e a relação das árvores com o desenho urbano. A área inventariada no centro da cidade possui 127 indivíduos, dos quais 56,79% são nativas e 43,21% exóticas. As condições fitossanitárias dos indivíduos apresentaram 61,42% em condições sadias e 38,58%, com injúrias mecânicas, pragas ou doenças. Em relação ao desenho urbano, apenas 15 árvores, 11,6%, conflitam com a fiação elétrica. As ruas possuíam dois tipos diferentes de pavimentação em boas condições, as calçadas sofreram danos causados pelas raízes das árvores, devido à falta de manutenção em geral. O centro histórico da cidade de Cáceres tem grande potencial para implementar um plano de arborização urbana, as mais importantes adequações devem ser a padronização dos tipos de pavimentos, largura das calçadas e plantio de espécies adequadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

  • Fernanda Miguel Franco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - (IFMT)
    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008) e Mestrado e Doutorado em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Adequação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: clima urbano, morfologia urbana, habitação de interesse social, conforto ambiental, paisagismo, arborização urbana e geotecnologias. Desenvolvimento de projetos de pesquisa nas áreas de geotecnologias, possuindo conhecimento prático em manuseio de ARPs (Aeronaves Remotamente Pilotadas Drones ) fazendo voos e processamento de imagens aéreas, assim como conhecimento de programas como QGis, ArcGis, Agisoft ProtoScan e AutoCad. Atividades na parte administrativa da instituição de nível superior (IFMT) como CPA (Comissão Própria de Avaliação) Assessoria em Paisagismo, participação de comissões internas como NDE (Núcleo Docente Estruturante) e Colegiado de Curso. Podendo atuar em atividades administrativas, de pesquisa, gestão de projetos e manutenção predial.

Published

2020-11-01

Issue

Section

Artigos

How to Cite

FRANCO, Fernanda Miguel; DA SILVA, Karyna Lorraine; LADEIA, Sarah Cavalari; NUNES, Wezile Matheus; DOS SANTOS, Jessica Aparecida Cassia; DA SILVA, Nubia; CHAVES, Arthur Guilherme S. Arborização e Desenho Urbano uma Análise no Centro Histórico de Cáceres-MT. Technical and Scientific Journal Green Cities, [S. l.], v. 8, n. 18, 2020. DOI: 10.17271/2317860481820202396. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/2396. Acesso em: 22 jan. 2025.