Sustentabilidade à luz da vulnerabilidade: Uma revisão sobre telhados verdes em habitações de interesse social

Autores

  • Rosiane de Oliveira Souza Mestranda em Ambiente Construído (PROAC), UFJF, Brasil.
  • José Alberto Barroso Castañon Professor titular do Departamento de transportes e do Programa de Pós-graduação em Ambiente Construído (PROAC), UFJF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604102820223374

Resumo

Este artigo tem como objetivo central, realizar uma análise acerca da viabilidade da estratégia projetual, conhecida como telhado verde, para habitações de interesse social. A partir de uma verificação histórica de estudos de caso em locais onde a estratégia mencionada foi instalada, bem como em dados bibliográficos extraídos das principais bases de publicações, e em locais em estado de vulnerabilidade social. A metodologia empregada nesta investigação aborda: (i) pesquisa histórica sobre o tema telhados verdes em habitações de interesse social; (ii) fontes primárias documentais, sobre a legislação e normas previstas sobre o referido projeto e sobre os dados sobre a execução na delimitada categoria projetual; (iii) revisão bibliográfica sobre questões ligadas ao tripé da sustentabilidade, bem como das referências arquitetônicas sobre equipamentos semelhantes; (iv) levantamento empírico de um estudo de caso pertencente a universidade a qual a presente autora está vinculada, a fim de se estabelecer um diagnóstico. Ao fim, nas considerações, são estabelecidas as principais análises e projeções sobre os impactos do mecanismo, em relação à categoria de projeto selecionado.

PALAVRAS-CHAVE: arquitetura social, conforto térmico, arquitetura sustentável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

26.12.2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Rosiane de Oliveira; CASTAÑON, José Alberto Barroso. Sustentabilidade à luz da vulnerabilidade: Uma revisão sobre telhados verdes em habitações de interesse social. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 10, n. 28, 2022. DOI: 10.17271/23178604102820223374. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/3374. Acesso em: 24 nov. 2024.