O alcance das políticas públicas de mobilidade urbana: perspectivas de inclusão da ciclo mobilidade na cidade de Niterói/RJ
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604113020234324Palavras-chave:
Mobilidade urbana, Ciclo mobilidade, Políticas Públicas, Cidade de NiteróiResumo
Variações sobre o tema da mobilidade nos levam a eleger a ciclo mobilidade como algo que vem ganhando destaque nas cidades brasileiras e no mundo. O objetivo deste artigo pautou-se por identificar e analisar o potencial que a ciclo mobilidade pode exercer enquanto política pública, no contexto da cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. Destaca-se na metodologia a análise feita sobre os instrumentos de planejamento que lidam com o tema especificamente, também a política pública adotada pelo Programa Niterói de Bicicleta e confrontá-los com o espaço urbano da cidade e práticas cicláveis, pelo viés investigativo, empírico e crítico. A investigação segue agora motivada por articular as estratégias adotadas com a crescente e rápida movimentação de aplicativos de serviços de entrega, seu impacto nos espaços públicos, em especial na infraestrutura ciclo viária, e como tudo isso se insere na dinâmica econômica e urbana do município e nos modos de vida do cidadão. Como isso se manifesta e se articula a favor da bicicleta, investigando o alcance da infraestrutura, das políticas e do ativismo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.