Caracterização do percurso de acesso a instituições públicas de ensino superior em Palmas-TO sob a ótica dos modos de transporte ativos
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604113120234618Palavras-chave:
Mobilidade ativa, Modos não motorizados, AcessibilidadeResumo
O presente artigo busca realizar uma caracterização de percurso sob a perspectiva dos modos ativos em uma cidade fundamentalmente desenhada para os carros, buscando identificar os entraves que este modelo de cidade traz para a acessibilidade de pedestres e ciclistas às duas instituições públicas de ensino superior. Para isto, foram realizados (i) levantamentos de características relevantes de infraestrutura viária, usos do solo e distâncias; (ii) visitas de campo exploratórias a pé em percursos de acesso às instituições para apontamentos de elementos e sobre sensações agradáveis e desagradáveis, assim como entrevistas não estruturadas sobre sensações; (iii) aplicação de questionários aos ciclistas que passavam em frente às instituições de ensino. Os princípios rodoviaristas têm gerado a queda de qualidade urbana, degradação do meio ambiente e exclusão social nas cidades por décadas. Com isto, o modelo de mobilidade urbana tem sido revisto em vários países, visando fomentar princípios mais sustentáveis no planejamento das cidades. Os resultados da pesquisa demonstraram que as grandes distâncias em Palmas, decorrentes de seu processo de organização e de ocupação, e alguns elementos presentes no sistema viário projetado, prejudicam o conforto, a acessibilidade e a sensação de segurança por modos ativos, inviabilizando o percurso às universidades estudadas por meios de bicicletas e, principalmente, a pé, que são mais baratos e menos poluentes. Por outro lado, ter um vasto sistema viário permitiu a implantação de ciclovias que, se ampliadas, qualificadas e colocadas como prioridade no sistema de mobilidade urbana, podem gerar um incremento do uso da bicicleta.
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