Análise da eficiência energética de um CIEP baseado no consumo de energia elétrica
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123320245062Palavras-chave:
Eficiência energética, Edifício educacional., SustentabilidadeResumo
O pleno uso de uma edificação tem demandado cada vez mais o uso de energia. Adicionada a essa questão, as principais fontes de energia utilizadas para o abastecimento são provenientes de fontes não renováveis, o que traz grandes prejuízos ao meio ambiente. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o consumo de energia de um edifício educacional de arquitetura padronizada localizado na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Para este estudo, foi escolhido o CIEP Arnaldo Rosa Viana. O método utilizado foi o levantamento bibliográfico que estabeleceu a relação entre os temas: arquitetura, sustentabilidade e eficiência energética, em seguida, foram realizado um levantamento arquitetônico, características físicas, número de alunos e analisadas as contas de energia elétrica, durante o período de 12 meses. O estudo apresentou o consumo médio de energia de um edifício educacional, quais os pontos de maior demanda e diante disso, estabelecer maneiras de reduzir esse consumo para que possa ser replicado em outras unidades de ensino no modelo CIEP. O estudo tem contribuição no campo ambiental, pois, alcançar níveis menores de consumo de energia nos ambientes, proporciona a redução do uso de recursos naturais necessários. O ganho social acontece, pois propostas de estratégias de redução do consumo de energia em unidades educacionais proporcionam um consumo consciente por parte dos alunos e toda comunidade que habita o edifício e, consequentemente, replicá-lo em outros ambientes.
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