Aplicabilidade de estratégias endêmicas, de desastres e resiliência aos impactos climáticos no Século XXI

o caso do território arqueológico das ruínas da cidade de Copán em Honduras

Autores

  • Julia Colauto Vieira Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.
  • Carlos Andrés Hernández Arriagada Orientador Doutor Arquiteto e Urbanista, Pesquisador e Professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Universidade Presbiteriana Mackenzie – Laboratório de Estratégias Projetuais (LAB STRATEGY), Pós Doutorando Núcleo Cidades Globais – IEA USP. São Paulo, Brasil. Professor visitante da Pós-graduação do curso de Arquitetura, Urbanismo e Geografia da Universidade de Concepción, Chile.
  • Javier Madariaga Professor Doutor Arquiteto e Urbanista Javier Madariaga. Professor Pesquisador Universidade Católica de Honduras / UNICAH.
  • Giovana L. Hernández Arriagada Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo/ USP. Biomédica, Micologista pelo Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (HC/FMUSP), Professora Convidada da Universidade de Guarulhos/ São Paulo. Professora Pesquisadora Convidada (LAB STRATEGY – FAUMACK).
  • Ana Carolina Su Turhan Estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17271/23178604123720245424

Palavras-chave:

Mudanças Climáticas, Patrimônio Histórico, Políticas Públicas

Resumo

A cidade de Copán Ruinas, situada no departamento de Copán, em Honduras, e localizada próxima à fronteira com a Guatemala, abriga uma das zonas arqueológicas mais ricas do antiga Civilização Maia. Devido ao seu valor universal foi declarada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1980.  No entanto, nos últimos anos, as mudanças climáticas recorrentes na área colocam em risco o legado Maia ali preservado. Inundações, furacões e crises endêmicas na região, têm aumentado, destacando a urgência de medidas de proteção. Esta pesquisa tem como objetivo discutir os impactos climáticos e suas consequências numa área de proteção arqueológica, com destaque para as inundações, deslizamentos de terra e aumento de casos de doenças respiratórias. Assim, utilizando-se do método de implementação de estratégias para a criação de cenários futuros focado na reestruturação territorial é possível a partir de análises e diagnósticos da área propor ações que visam conter os impactos na região por meio de políticas públicas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30.08.2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VIEIRA, Julia Colauto; ARRIAGADA , Carlos Andrés Hernández; MADARIAGA , Javier; ARRIAGADA, Giovana L. Hernández; SU TURHAN, Ana Carolina. Aplicabilidade de estratégias endêmicas, de desastres e resiliência aos impactos climáticos no Século XXI: o caso do território arqueológico das ruínas da cidade de Copán em Honduras. Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes, [S. l.], v. 12, n. 37, 2024. DOI: 10.17271/23178604123720245424. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/cidades_verdes/article/view/5424. Acesso em: 24 fev. 2025.