Adoção de softwares BIM na disciplina de Arquitetura em curso de Engenharia Civil
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123720245431Palavras-chave:
Modelagem da informação da construção, Ensino, TecnologiaResumo
O Building Information Modeling (BIM) é reconhecido como uma abordagem sustentável para o desenvolvimento de projetos de arquitetura e engenharia, operando em todas as fases do ciclo de vida de uma edificação. Apesar da importância, a adoção do BIM no ensino tem sido gradual. O objetivo do artigo é investigar a adesão dos estudantes do curso de engenharia civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE) ao uso de softwares BIM na disciplina de arquitetura, ministrada no 6º período do curso. O estudo longitudinal abrangeu dados quantitativos de 2020 a 2023, visando classificar os projetos entregues conforme o software utilizado (2D ou BIM), identificar tendências temporais no uso de softwares BIM e elaborar hipóteses para compreender os motivos da escolha do software. Observou-se que o uso de softwares 2D era predominante entre os estudantes em 2020, com 63,95% de uso, porém houve um aumento gradual na adoção de softwares BIM ao longo do tempo, tornando-se expressivo em 2023, com 80,85% de uso. Este estudo contribui para o entendimento das dinâmicas relacionadas à integração do BIM na formação acadêmica em Engenharia Civil, destacando o papel da universidade como promotora de práticas sustentáveis na indústria da construção, evidenciando a importância do BIM como ferramenta para a eficiência e qualidade ao longo do ciclo de vida das edificações.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.