Fortaleza como Destino Turístico Inteligente
desafios e oportunidades de gestão
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123820245442Palavras-chave:
Fortaleza, Destino Turístico Inteligente, GestãoResumo
O objetivo deste artigo é analisar Fortaleza (CE) como um potencial destino turístico inteligente. Inicialmente, o estudo contextualiza o panorama contemporâneo do mercado turístico, destacando a importância da sustentabilidade e da inovação para diferenciar a oferta turística e conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e cultural. A transformação de Fortaleza em um Destino Turístico Inteligente (DTI) é analisada, evidenciando sua relevância para o turismo local e as estratégias adotadas para alcançar esse objetivo. O estudo utiliza a matriz SWOT para identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à transformação de Fortaleza em DTI. São discutidos elementos essenciais que definem um destino turístico inteligente, como a integração de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis. Também são abordados os desafios dessa abordagem, incluindo a resistência à adoção de tecnologias emergentes e a preocupação com a privacidade dos dados dos turistas.A metodologia adotada inclui uma abordagem qualitativa, com um estudo de caso exploratório, revisão bibliográfica e documental, e análise da matriz SWOT. O artigo apresenta três contribuições relevantes: (1) estimula o debate sobre o processo de transformação de Fortaleza em DTI, (2) oferece evidências do diagnóstico da cidade frente à nova política pública federal de turismo, e (3) identifica perspectivas de avanço para a obtenção do Selo DTI de Fortaleza. Assim, o estudo destaca a importância de Fortaleza se tornar um DTI para melhorar a experiência turística e promover um desenvolvimento sustentável e inovador.
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