Oscilações na demanda por ônibus na Cidade de São Paulo
Análise temporal de 2014 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.17271/23178604123820245452Palavras-chave:
Dados de Transporte Público Urbano, Demanda por ônibus, Cidade de São PauloResumo
O crescimento econômico acelerado e a expansão urbana no início do século XX transformaram significativamente a paisagem urbana, afastando as áreas residenciais dos centros urbanos e zonas produtivas, surgindo a necessidade de sistemas de transportes público urbano. Em 2020 a situação do Transporte Público Urbano (TPU) se complicou devido a Pandemia de Covid-19, que alterou a dinâmica dos deslocamentos urbanos, ocasionando quedas significativas na demanda de passageiros. Desta forma, este estudo faz uma análise quantitativa da demanda no TPU por ônibus em São Paulo, tendo como base os dados de passageiros transportados/dia entre janeiro de 2014 e dezembro de 2023. O objetivo do trabalho foi analisar as variações na demanda diária, mensal e anual para verificar o comportamento dos dados e a situação do pós-pandemia. Os resultados demonstram que a demanda sofreu oscilações normais entre 2014 e 2017 e passou a ter tendência de queda a partir do segundo semestre de 2018, esta queda foi substancialmente intensificada no início da Pandemia, de março a maio de 2020, esboçando recuperação de junho de 2020 a julho de 2021 e entrando em aparente estabilidade em 2022 e 2023. Na média diária anual a demanda cai de 9,5 milhões em 2014, para 8,6 milhões em 2019, para 6,5 milhões em 2022 e para 6,6 milhões em 2023. Estes últimos dados indicam que a demanda parece ter definido um novo patamar de deslocamentos na cidade de São Paulo o que pode gerar fortes impactos na mobilidade e acessibilidade urbana da cidade de São Paulo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Periódico Técnico e Científico Cidades Verdes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.