A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO AQUECIMENTO GLOBAL: DA IGNORÂNCIA E ANALFABETISMO CIENTÍFICO AO RACIOCÍNIO CRÍTICO E LITERACIA CLIMÁTICA

Authors

  • Marcos José de Oliveira
  • Francisco Arthur da Silva Vecchia
  • Celso Dal Re Carneiro

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151292

Abstract

No Brasil, indicadores de educação mostram que a situação do país está entre as piores posições em rankings internacionais. A falta de qualidade educacional reflete diretamente na incapacidade do público em entender temas e conceitos científicos. Nesse contexto, as mudanças climáticas representam um tema complexo, difícil de ensinar e de compreender. Explorando o baixo grau de instrução da população em geral, em sua maioria analfabeta em temas científicos e climáticos, a mídia tem conseguido embutir um medo descabidamente exagerado nas pessoas, ao noticiar previsões de climas futuros de forma extremamente alarmista. Consequentemente, distúrbios psicológicos estão sendo relatados em pessoas apavoradas pelas notícias de aquecimento global. Para reverter esse quadro geral, a apresentação de informações com maior diversidade de visões e o incentivo do raciocínio científico e crítico pelos professores e jornalistas representam um rumo para alcançar a literacia climática.

 

 

EDUCATION IN THE CONTEXT OF GLOBAL WARMING : THE IGNORANCE AND SCIENTIFIC ILLITERACY THE REASONING AND CRITICAL LITERACY CLIMATE

 

 

 

ABSTRACT

In Brazil, educational indicators show that the country's situation is among the worst positions in international rankings. The lack of educational quality directly reflects the public's inability on understanding scientific concepts and issues. In this context, climate change is a complex issue, difficult to teach and to understand. Exploring the low level of education among the population, which are mostly illiterate in scientific and climate issues, the media has managed to embed an unreasonably exaggerated fear in people by reporting future climates predictions in an extremely alarmist way. Consequently, psychological disorders are being reported in people terrified by global warming news. To reverse this general framework, the presentation of information with greater diversity of views and the promotion of scientific and critical thinking by teachers and journalists represent a direction for achieve climate literacy.

 

EDUCACIÓN EN EL CONTEXTO DEL CALENTAMIENTO GLOBAL: LA IGNORANCIA Y LA CIENCIA ANALFABETISMO EL RAZONAMIENTO Y CLIMA ALFABETIZACIÓN CRÍTICA

 

 

RESUMEN

En Brasil, los indicadores educativos muestran que la situación del país se encuentra entre las peores posiciones en los rankings internacionales. La falta de calidad de la educación se refleja directamente la incapacidad del público a entender los problemas y conceptos científicos. En este contexto, el cambio climático es un tema complejo, difícil de enseñar y entender. Explorando el bajo nivel de educación de la población, en su mayoría analfabeto en cuestiones científicas y climáticas, los medios de comunicación han logrado insertar un miedo injustificado exagerado en las personas, a través de noticias con predicciones muy alarmistas de climas futuros. En consecuencia, los trastornos psicológicos están siendo reportados en personas aterrorizadas por la noticia del calentamiento global. Para revertir este marco general, la presentación de información con mayor diversidad de puntos de vista y la promoción del pensamiento científico y crítico por los profesores y periodistas representan una forma de lograr la alfabetización climática.

 

PALAVRAS-CHAVE: ensino e educação, mudanças climáticas, aquecimento global, climatologia

Downloads

Download data is not yet available.

Published

13-12-2015

How to Cite

Oliveira, M. J. de, Vecchia, F. A. da S., & Carneiro, C. D. R. (2015). A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO AQUECIMENTO GLOBAL: DA IGNORÂNCIA E ANALFABETISMO CIENTÍFICO AO RACIOCÍNIO CRÍTICO E LITERACIA CLIMÁTICA. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental Da Alta Paulista, 11(4). https://doi.org/10.17271/1980082711420151292