O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS VOLTADAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE HORTA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “VIDA E SAÚDE NA ESCOLA”

Autores

  • Gilivã Antonio Fridrich

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082711420151297

Resumo

As atividades práticas em Educação Ambiental contribuem para o interesse e a aprendizagem do educando, especialmente quando experimentais e investigativas. O objetivo centrou-se em promover a Educação Ambiental através de práticas educativas utilizando horta com enfoque interdisciplinar, despertando o interesse dos alunos para a alimentação saudável através da experimentação, manipulação e aproveitamento integral dos alimentos de maneira consciente e sustentável. Para isso, as atividades ocorreram durante encontros no espaço da horta com o contato e a apresentação de ferramentas utilizadas na elaboração, manutenção e a limpeza dos espaços da horta, bem como, a organização dos canteiros para o plantio das hortaliças. Isto proporcionou resultados positivos, onde os alunos ficaram sensibilizados e perceberam a importância da preservação do ambiente escolar, bem como, de toda a comunidade. A implantação da horta possibilitou desenvolver diversas atividades, promovendo dessa forma um trabalho que contemplou teoria e prática, envolvendo os alunos de forma dinâmica e prazerosa com o meio ambiente. A inserção da horta escolar na vida dos educandos possibilitou aos mesmos um contato maior com a natureza, bem como o conhecimento de onde provêm os alimentos e como são produzidos. Nesse sentido, estas atividades devem ser valorizadas enquanto oportunidade de construção do conhecimento ambiental dos alunos, ampliando o potencial das aulas no que diz respeito ao conhecimento sobre o meio ambiente.

PALAVRAS-CHAVES: Horta escolar; Educação Ambiental; Alimentação saudável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

12-12-2015

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

FRIDRICH, Gilivã Antonio. O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICAS VOLTADAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE HORTA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO “VIDA E SAÚDE NA ESCOLA”. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 11, n. 4, 2015. DOI: 10.17271/1980082711420151297. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1297. Acesso em: 17 jan. 2025.