Causos Caipiras e Museu de História Natural: ferramentas para a construção do conceito de conservação

Autores

  • Nathália Larissa do Prado
  • Laise Vieira Gonçalves
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082713220171547

Resumo

O presente trabalho apresenta uma metodologia desenvolvida na disciplina de Metodologia do Ensino em Biologia, ofertada pelo curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras - MG que teve como objetivo o desenvolvimento de uma aula que consistiu na construção do conceito conservação da biodiversidade. Em um primeiro momento foi realizada uma visita guiada ao setor de exposição do Museu de História Natural da UFLA, seguido da exibição de uma foto de uma pele de onça-pintada exposta no museu. Num segundo momento foi utilizado um causo caipira ‘Na Fazenda’ criado por uma das integrantes do grupo a partir de pesquisas e de outros causos lidos. Essas ferramentas foram utilizadas como problematizadoras a fim de construir o conceito de conservação da biodiversidade. As discussões feitas durante a aula se mostraram potentes na construção deste conceito possibilitando reflexões transdisciplinares essenciais para uma formação mais completa. A atividade foi filmada e analisada.  Ao final, pode-se sugerir que tal atividade cumpriu seu objetivo se mostrando uma ferramenta metodológica interessante e motivadora para a construção do conceito de conservação.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental. Museu. Cultura Caipira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

18-06-2017

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

PRADO, Nathália Larissa do; GONÇALVES, Laise Vieira; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. Causos Caipiras e Museu de História Natural: ferramentas para a construção do conceito de conservação. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 13, n. 2, 2017. DOI: 10.17271/1980082713220171547. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/1547. Acesso em: 8 nov. 2024.