O ENSINO DE GEOGRAFIA E O TURISMO: UMA PROPOSTA DE PERCEPÇÃO DO NOVO USO E APROPRIAÇÃO DO ESPAÇO NO DISTRITO DE GARDÊNIA, MUNICÍPIO DE RANCHARIA/SP
DOI:
https://doi.org/10.17271/198008271092014794Abstract
A geografia tem se apresentado como uma ciência aberta aos diversos campos de estudo na contemporaneidade, assim, tem contribuído significativamente na compreensão dos rebatimentos dessa da atividade turística no espaço. Desse modo, pretende-se com esse estudo, desdobrado de um Projeto de Pesquisa, enfatizar a relevância de se traçar um diálogo entre a educação e o turismo em localidades inseridas num contexto de mudanças no uso e apropriação do espaço pela atividade turística. Partimos da ideia de que por meio da abordagem geográfica possibilitaremos que os alunos do 9º ano de uma escola municipal no Distrito de Gardênia, Município de Rancharia/SP, apreendam e percebam as implicações dessa nova dinâmica nas práticas espaciais locais. Assim, quanto a questão metodológica, o estudo assume conjuntamente um caráter exploratório descritivo, com revisão bibliográfica, documental e pesquisa empírica. Com base nas investigações, foi possível observar que o envolvimento, a inserção dos professores e alunos como colaboradores nas pesquisas que estão sendo desenvolvidas, assim como as tabulações e devolutivas, são ferramentas promissoras para a aprendizagem significativa sobre o próprio lugar dos sujeitos.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino. Reestruturação produtiva. Analise geográfica do turismo.
THE THEACHING BY GEOGRAPHI THE TOURISM: A PROPOSAL FOR A NEW PERCEPTION OF USE AND OWNERSHIP OF SPACE IN THE DISTRICT OF GARDÊNIA, MUNICIPALITY OF RANCHARIA/SP
ABSTRACT
Geography has been presented as an open science to various fields of study in contemporary times; thus, has contributed significantly in understanding the repercussions of this tourist activity in space. Thus, the aim of this study was unfolded of a Research Project, emphasizing the importance of drawing a dialogue between education and tourism in localities placed in the context of changes in the use and appropriation of space for tourist activity. We start from the idea that through geographic approach make possible that the 9th graders from a public school in the District of Gardênia, city of Rancharia / SP, seize and realize the implications of this new dynamic in local spatial practices. Thus, as the methodological issue, the study jointly assumes a theoretical, descriptive, and literature review and empirical research. Based on the investigations, it was observed that the involvement, the inclusion of teachers and students as collaborators in the research being undertaken, as well as tabs and then fed back, are promising for meaningful learning about the place of the subject's own tools.
KEY WORDS: Teaching. Productive restructuring. Geographical analysis of tourism.
LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA Y TURISMO : UNA PROPUESTA PARA UNA NUEVA PERCEPCIÓN DE USO Y PROPIEDAD DE ESPACIO EN EL DISTRITO DE GARDÊNIA , MUNICÍPIO DE RANCHARIA / SP
RESUMEN
La geografía ha sido presentada como una ciencia abierta a los distintos campos de enseñanza en la contemporaneidad, por lo tanto ha contribuido significativamente en la comprensión de las repercusiones del turismo en el espacio. De esta manera, se pretende con ese estudio, desarrollado de un Proyecto de Investigación, enfatizar la relevancia de realizar un dialogo entre la educación y el turismo en localidades situadas en un contexto de cambios en el uso y la apropiación del espacio para la actividad turística. Partimos de la idea de que por medio del enfoque geográfico tenderemos la posibilidad de que los alumnos del 9º grado de una escuela pública en el Distrito de Gardenia, ciudad de Rancharia/SP, aprendan y perciban las implicaciones de esta nueva dinámica en las prácticas espaciales locales. Así, en la cuestión metodológica, el estudio asume un carácter teórico, descriptivo con revisión bibliográfica y pesquisa empírica. Con base en estas investigaciones, se observó que la participación, la inclusión de los maestros y estudiantes como colaboradores en las investigaciones que están siendo desarrolladas, así como las tabulaciones y devolutivas, son herramientas significativas para el aprendizaje sobre el propio lugar de los sujetos.
PALABRAS-CLAVE : Enseñanza. Reestructuración productiva. Analice geográfica del turismo.