Cavernas na Sala de Aula: Análise de uma Prática Pedagógica para o Ensino de Ecologia e Evolução a partir da Espeleologia

Autores

  • Rodrigo Antônio Castro Souza
  • Paulo Antônio de Oliveira Temoteo
  • Antonio Fernandes Nascimento Junior

DOI:

https://doi.org/10.17271/1980082716420202444

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo analisar uma aula que teve como tema "Introdução à Ecologia e Evolução em Cavernas". A aula teve o intuito de compreender como Metodologias de Ensino Alternativas ao modelo tradicional contribuem para a construção de conceitos biológicos. A aula surgiu no contexto da disciplina Metodologia do Ensino de Biologia, que é ofertada para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Lavras. Ao final da aula, foi pedido aos participantes que respondessem a duas questões: quais os pontos positivos da aula? quais os pontos que poderiam ser melhorados? Ao todo foram escritas oito avaliações que foram analisadas no âmbito da pesquisa qualitativa, mais especificamente utilizando a análise de conteúdos por categorias. Foram construídas 3 categorias a posteriori, sendo elas "A Imersão Lúdica no Ambiente Subterrâneo", " A Fotografia e demais materiais na Construção do Imaginário do Ambiente Subterrâneo" e "o Experimento com Grilos como Articulador de Conceitos". Diante disso, é possível destacar as potencialidades do lúdico para a construção de conceitos científicos de maneira prazerosa, os benefícios que a fotografia possui por permitir conhecer lugares sem necessariamente ir até eles e por fim, a potencialidade do experimento pedagógico como forma de proposição de hipóteses, interpretação dos fenômenos e articulação de conceitos. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de Biologia. Metodologia Ativa. Espeleologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

12-07-2020

Edição

Seção

Artigo Completo

Como Citar

SOUZA, Rodrigo Antônio Castro; TEMOTEO, Paulo Antônio de Oliveira; NASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. Cavernas na Sala de Aula: Análise de uma Prática Pedagógica para o Ensino de Ecologia e Evolução a partir da Espeleologia. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 16, n. 4, 2020. DOI: 10.17271/1980082716420202444. Disponível em: https://publicacoes.amigosdanatureza.org.br/index.php/forum_ambiental/article/view/2444. Acesso em: 3 nov. 2024.